Fotos: Gazeta da Serra/Heitor Hissao
Ao entardecer da quarta-feira, dia 22 de outubro, a segunda cooperativa escolar do município de Sobradinho foi fundada. É a COOPCARNIEL, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Carniel. Alunos, professores, funcionários e gestores do educandário, familiares, autoridades municipais e regionais; o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura; representantes do Sicredi e membros da empresa Marini Coop, marcaram presença na Câmara de Vereadores de Sobradinho, local que sediou a assembleia.
O ato teve início com uma apresentação cultural do Grupo Ginga do Nosso Lugar, também formado por estudantes da Escola Santo Carniel.
“Isso é um sonho real. Podemos dizer que a COOPCARNIEL saiu da caminhada e estamos na culminância. É um momento de trabalho, de empoderar nossos estudantes, corpo docente, corpo discente, todos se unindo para somar”, enfatizou a diretora Jucelaine Lucia Bohrer, ressaltando todo o trabalho prévio para chegar à fundação da cooperativa e dando ênfase a tudo que passa a ser efetivado a partir de agora.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Passa Sete promove 5ª Feira do Livro e II Feira de Artesanato e Agricultura Familiar
Professora monitora da cooperativa, Zabelita Fardin Folharini, em entrevista à Gazeta destacou: “O que qualifica um aluno a participar da cooperativa é o comportamento, um bom desempenho, todos esses fatores são avaliados. Se ele possui o perfil de trabalhar dentro de uma cooperativa, se ele entende os pilares da cooperativa, que são o social, o ambiental e o econômico.” Ela também explicou que a COOPCARNIEL conta com 22 sócios e a chapa formada vem da vontade dos alunos.
A assembleia seguiu com apresentação do programa e do estatuto da cooperativa lido pelos alunos, que estavam sentados no plenário da Câmara. Os rumos do projeto, de seu início até a efetiva fundação na noite desta quarta-feira, foram transmitidos em um vídeo exibido ao público presente, o qual mostrou, por meio de fotos, os momentos de diálogos entre alunos e equipe diretiva; a primeira visita ao Sicredi; as reuniões e as atividades realizadas ao longo deste percurso.
Publicidade
Integram a primeira diretoria da COOPCARNIEL, a presidente Isadora Festinalli Fardin e a vice-presidente Christini Fontoura. O Conselho Fiscal é formado por Camily Pereira do Couto, Nayara de Moraes, Keyferson Pimenta e Endrick Felicio da Silva, tendo como suplente Julia Clara Ferraz da Silva.
“A nossa cooperativa é muito legal, porque a gente aprende, a gente planta na horta, a gente cuida. Estamos começando com o nosso projeto das abelhas sem ferrão, e com ele vamos começar a vender mel. Os pedágios que fizemos também, é uma sensação muito boa”, destacou Isadora Festinalli Fardin, primeira presidente da COOPCARNIEL, falando da importância das atividades até agora realizadas e as futuras.
O rito de fundação seguiu para a votação das propostas de cada área da cooperativa, lidas pelos alunos no plenário e votadas por todos os membros, que levantavam uma plaquinha quando aprovassem, discordassem ou quisessem se abster do voto. Todas as propostas foram aprovadas com unanimidade.
Publicidade
A criação de uma cooperativa escolar envolve o estímulo aos valores do cooperativismo, a valorização do protagonismo juvenil e a formação cidadã entre os alunos. Contribui para a promoção do trabalho em equipe, estimula o desenvolvimento de futuros líderes e abre portas para novas vivências.
A assembleia encerrou com falas das autoridades presentes, que expressaram a importância do projeto para o futuro da educação em Sobradinho e no Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.