Categories: Regional

Escola Família Agrícola de Vale do Sol encerra primeiro ano letivo

Nesta quarta-feira, dia 17, aconteceu em Formosa, na Escola São João Batista, o encerramento do primeiro ano letivo da Escola Família Agrícola de Vale do Sol. A instituição oferece aos jovens da região, Ensino Médio com formação de Técnico em Agricultura. Esses alunos têm aulas através da pedagogia da alternância. Durante uma semana, permanecem na escola. E na semana seguinte, aplicam os conhecimentos na propriedade familiar. A escola de Vale do Sol é a terceira EFA implantada no Rio Grande do Sul.

Com a presença de pais, alunos, professores, apoiadores e comunidade, a instituição realizou uma assembleia geral no encerramento de suas atividades, para apresentar os desafios e conquistas de 2014, e as expectativas para o segundo ano da Efasol, além da previsão orçamentária para 2015. No período da tarde, foi inaugurada uma sala de informática nas dependências da Escola  José de Anchieta, onde fica o alojamento dos alunos.

Ao fazer uma avaliação de 2014, o monitor Ismael Gomes comemorou o fato de que não houve desistência entre os 24 alunos que se matricularam no começo do ano. Para o ano que vem 33 jovens já se inscreveram, dos quais 21 vão ingressar na próxima turma. São 13 jovens de Vale do Sol, e os demais de Barros Cassal, Vera Cruz, Passa Sete, Candelária e Cachoeira do Sul. A ideia é trabalhar com todos na mesma semana, para otimizar o transporte desses alunos e permitir o acompanhamento dos trabalhos nas propriedades, além de estimular o convívio entre a primeira turma com os novos alunos. As aulas já começam dia 18 de fevereiro de 2015.

Publicidade

Conforme explica o monitor, Diego Teixeira, para 2015, a Efasol tem uma previsão orçamentária de R$ 602 mil. A previsão de entrada é de 585 mil, com doações e apoio de entidades parceiras, eventos e projetos. Ou seja, a associação mantedora ainda terá que conseguir mais R$ 17 mil para cobrir uma possível previsão de déficit. Uma das metas para ano que vem também é melhorar a infraestrutura dos alojamentos, para que em 2016, a escola tenha condições de receber a terceira turma de alunos. O prefeito de Vale do Sol, Clécio Halmenschlager garantiu o apoio da Administração Municipal. Halmenschlager ressaltou a importância da implantação dessa escola no município cuja economia é essencialmente agrícola. “Queremos estancar o êxodo rural com um modelo de educação voltado aos nossos jovens do campo. Acreditamos que o grande agente transformador, capaz de melhorar os índices do Município, é a educação”, destacou o prefeito.

Aos serem questionados sobre como avaliam a escola em seu primeiro ano letivo, os pais dos alunos compartilharam a mesma opinião. A escola trouxe mudanças no aprendizado dos filhos e no convívio familiar. Orilda Ullmann, agricultora, moradora de Candelária disse que a partir do momento que seu filho Edilson ingressou na Efasol, de certa forma, ela também voltou a estudar. “Eu tinha curiosidade de olhar o caderno dele, de ver o que ele estava aprendendo. Esse ano foi muito valioso pra todos nós”, relata.

Não só os pais, mas os alunos também aprovaram. Jeferson Müller, filho de Neiva Müller, presidente da Associação mantenedora da Escola, conta que a Efasol lhe trouxe novo ânimo para os estudos. “É uma escola diferente. O aprendizado é mais voltado a nossa realidade”, enfatizou o jovem.

Publicidade

Nesse primeiro ano de atividades, a Efasol recebeu o apoio de diversas entidades e empresas parceiras. Para 2015, além da continuidade dessas parcerias, a escola também vai receber recursos pelo FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. No encerramento da Assembleia, todos os parceiros foram homenageados.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.