ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Escolas da rede municipal substituem processados por alimentação mais saudável

ads3

ads4

A busca por uma alimentação saudável está cada vez mais presente nas cozinhas da rede municipal de Santa Cruz do Sul. O Ministério da Saúde, em parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE) publicou uma portaria no final do ano passado, apontando novas diretrizes para a alimentação saudável no ambiente escolar.

Conforme a nova regulamentação estabelecida pelo FNDE, o foco é o aumento da oferta de frutas, legumes e verduras, além da restrição de alimentos com alto teor de gordura, açúcar e sódio que provocam sobrepeso. Com isso, vão ser excluídos achocolatados, margarina, salsicha, bebida láctea, mortadela e café, que era misturado ao leite.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Regulamentada lei que restringe alimentos em cantinas de escolas gaúchas

Para a nutricionista do município, Sinara Mussi, a alimentação das crianças e jovens está sempre em processo de aprimoramento. “Há tempo nós já trabalhamos com a redução de açúcar, sal e gorduras nas preparações. Agora a novidade seria a retirada de alimentos ultra processados e o açúcar de adição, principalmente até os dois anos e depois reduzir aos poucos até os cinco anos”, explica.

Conforme a nutricionista Ester Rohde, o tema foi trabalhado durante a Jornada Pedagógica da Secretaria de Educação com professores e funcionários para aprimorar o cardápio. “Vamos apostar em disponibilizar mais frutas, verduras, suco natural, focando em todas as crianças da rede infantil para prepara-las para o ingresso no Ensino Fundamental. É um trabalho continuado”, ressalta.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta