ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Escolas de samba mantêm o Carnaval pela internet

ads3

ads4

Sem poder realizar eventos de aglomeração neste Carnaval, pelo menos duas escolas de samba de Santa Cruz do Sul investiram na produção de conteúdo digital para as redes sociais. Acadêmicos do União e Imperadores do Ritmo, contempladas com recursos da Lei Aldir Blanc – criada para socorrer projetos culturais –, pensaram alternativas para o “Carnaval em casa” de 2021.

Em comemoração aos 98 anos, que serão celebrados em julho, a Acadêmicos do União criou uma série de conteúdos para internet. A diretora de Projetos Culturais Marta Nunes explica que desde 2008 a escola realiza ações para a divulgação da cultura do Carnaval. “Como fomos contemplados com estes recursos da lei, e precisávamos dar uma contrapartida, pensamos em criar um conteúdo para marcar a comemoração”, detalha.

ads6 Advertising
Carnaval da pandemia terá lives, reprises e até ‘apuração fake’

Publicidade

Marta diz que os recursos captados via Aldir Blanc foram usados para quitar parte das despesas da entidade, que ficou sem atividade nenhuma durante o ano passado. “O último evento foi a Descida da Júlio, em março, antes do fechamento de tudo por causa da pandemia”, explica.

Na parceria com uma produtora e contando com voluntários da própria escola, eles criaram uma sequência de seis vídeos. Três sobre bateria e história do samba e três ensinando a produzir adereços de Carnaval – um deles, com materiais recicláveis. “Os vídeos estão sendo lançados um por dia no nosso canal no YouTube e, após, compartilhados nas redes sociais”, convida a diretora.

ads7 Advertising

Publicidade

A live 16 da Imperadores será transmitida pelos perfis das redes sociais da escola de samba. A entidade também criou máscaras para a comemoração, que podem ser encomendadas pelo Facebook da escola de samba.

LEIA MAIS: Confira como vão funcionar os serviços no Carnaval

Expectativa para 2022

O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, Paulo Henrique Ipê da Silva, conta que o próximo ano deve ser promissor para a folia de momo no município.

Publicidade

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta