À tarde, público pôde conferir 12 trabalhos de instituições de diferentes municípios
“Apesar de toda a dificuldade e dos problemas enfrentados diariamente pelas escolas, nós produzimos muita qualidade com os nossos estudantes.” A fala da diretora do 18º Núcleo do Centro dos Professores do Estado (Cpers Sindicato), Cira Kaufmann, pôde ser confirmada de perto na tarde dessa terça-feira, 30, durante a etapa regional da 6ª Mostra Pedagógica do sindicato. No ginásio da Escola Estadual Estado de Goiás, em Santa Cruz do Sul, crianças, adolescentes, professores e equipes tiveram oportunidade de mostrar ao público a criatividade e o protagonismo que nascem dentro das salas de aula.
De Vera Cruz, por exemplo, um grupo de jovens demonstrava o resultado das ideias desenvolvidas no ano letivo. Com o projeto Robótica educacional como ferramenta pedagógica: explorando tecnologia e criatividade, Bruno Henrique Gass, Milena da Silveira e Ismael Gündel, da Escola Estadual Frederico Augusto Hanemann, de Vila Progresso, criaram peças utilizando materiais que seriam descartados. “É uma forma de promover a sustentabilidade e de manter o foco no meio ambiente”, afirmou Bruno.
LEIA TAMBÉM: Novo prédio da Escola Estadual José Mânica será entregue nesta semana
Publicidade
Segundo a diretora da Comissão Educacional do Cpers, responsável pela organização do evento, Andréa Nunes da Rosa, a Mostra Pedagógica nasceu em 2015 com a ideia de proporcionar um espaço para que as equipes escolares pudessem apresentar à sociedade os trabalhos desenvolvidos. “É justamente para reconhecer a grandiosidade daquilo que é realizado, proporcionando o respeito e a valorização que toda a nossa categoria merece, tanto professores como funcionários de escola.”
A Mostra Pedagógica do Cpers é um espaço dedicado a reconhecer, fortalecer e compartilhar as experiências que florescem no chão das escolas estaduais gaúchas. Neste ano, a sexta edição traz como tema Valorização começa com reconhecimento. A iniciativa é aberta a todos os professores, funcionários de escola e especialistas da rede estadual, sócios do sindicato.
LEIA TAMBÉM: Unisc dá início a processo eleitoral com voto digital; veja detalhes
Publicidade
Após a etapa regional, realizada pelos 42 núcleos, que teve início em agosto, os projetos escolhidos seguirão para a fase estadual em Porto Alegre, no dia 28 de novembro. Eles contemplam as seguintes categorias: Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º); Séries Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º); Ensino Médio; Educação Profissional/Técnico; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Indígena/Quilombola.
Os trabalhos podem envolver experiências em sala de aula, projetos interdisciplinares, ações voltadas à comunidade escolar e práticas de gestão democrática, entre outras iniciativas. Todos serão avaliados com base na relevância social, criatividade, originalidade e compromisso com a transformação.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.