Categories: Regional

Escolas do entorno do Residencial Viver Bem possuem 300 vagas disponíveis

A pouca procura por vagas nas escolas próximas do Residencial Viver Bem, pelas 922 famílias que passaram a residir no complexo, gera preocupação na Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Um levantamento realizado pelas secretarias de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação e de Educação e Cultura apontou dados conflitantes entre a demanda de crianças e adolescentes em idade escolar que foram morar no local e as vagas ainda disponíveis nos educandários próximos.

Conforme a vice-prefeita e secretária de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, o trabalho social que vem sendo realizado com os moradores do Viver Bem indicou que cerca de 225 crianças e adolescentes necessitam de vagas nas escolas da região do complexo. “Mesmo com toda orientação e a  divulgação que sempre realizamos com os contemplados, a baixa procura pelas inscrições nos causa estranheza, faltando pouco mais de um mês para o início do ano letivo”, afirma.

Somando os dados repassados pelas escolas municipais de ensino fundamental Harmonia, São Canísio e Rauber, revelam mais de 300 vagas disponíveis. As três instituições já estão recebendo as matrículas com atendimento em regime de plantão no turno da manhã. Além das escolas municipais, a Escola Estadual Nossa Senhora da Boa Esperança também possui espaço para novas matrículas.

Publicidade

A preocupação se dá, principalmente, pela inviabilidade de disponibilização de transporte escolar dentro da cidade. Muitos beneficiários estão optando por deixar seus filhos nas escolas que frequentavam no ano passado e buscam o transporte junto ao município. “Uma lei municipal prevê a disponibilização de transporte escolar apenas para as localidades do interior, não permitindo que o mesmo seja realizado dentro da cidade”, explica a secretária interina de Educação e Cultura, Ivone Kirst.

Os moradores do Residencial Viver Bem que optarem por deixar seus filhos matriculados em suas antigas escolas deverão providenciar um meio particular de locomoção. Para baixar o custo, uma possibilidade é o aluno, de posse da carteirinha estudantil, solicitar o direito de meia passagem através da confecção do cartão. O serviço de bilhetagem eletrônica está disponível na sala 7 da Galeria Green Center.

 

Publicidade

Levantamento foi realizado em parceria pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Educação
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santa Cruz

 

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.