ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Escritor santa-cruzense lança primeiro livro de trilogia

ads3

Luã Würdig planeja lançar os próximos livros da série já no ano que vem e em 2023

ads4

O escritor santa-cruzense Luã Würdig lança nesta quinta-feira, 9, o livro O Garoto da Mesa 9. O autor de 25 anos é natural de Santa Cruz do Sul, mas reside atualmente em Ribeirão Preto (SP). Formado em Administração, iniciou sua carreira literária publicando seus trabalhos gratuitamente pela plataforma Wattpad, onde soma mais de 300 mil leituras, além de já ter vencido 12 concursos literários. A paixão pela escrita começou ainda na infância, quando se dedicava a escrever cartas elaboradas para a mãe e a avó nas datas comemorativas. A inspiração vem do escritor Stephen King, sua maior referência no universo literário.

A primeira versão de O Garoto da Mesa 9 foi finalizada quando Luã tinha apenas 18 anos e foi publicada online, acumulando mais de 40 mil leituras. “Isso serviu de termômetro para eu entender que a história tinha potencial para conquistar ainda mais e servir como o pontapé inicial para minha carreira como escritor, não mais tratando como um hobby, mas como uma profissão”, conta.

LEIA TAMBÉM: Autógrafos marcam estreia da coleção Era uma vez no Reino Grande do Sul

ads6 Advertising

Publicidade

A história foi concebida quando o jovem ainda estava no Ensino Médio e leva muitas reflexões inspiradas em suas próprias vivências. “Aquela era uma época em que eu me sentia inseguro, com medo da reação das pessoas acerca da minha sexualidade. Comecei a descobrir livros e contos com temática LGBTQ+ na internet. Ali, eu senti um alívio por me encontrar naquelas histórias. Os personagens tinham os mesmos medos que eu, passavam pelas mesmas fases, e eu percebi que não estava sozinho.”

Após se assumir e contar com o apoio de familiares e amigos, Luã Würdig começou a criar o enredo do livro, que conta a história de um jovem de uma cidade do interior em conflito com a própria sexualidade. Este será o primeiro volume de uma trilogia.

LEIA TAMBÉM: Literatura: a diversidade nas páginas dos livros

ads7 Advertising

Publicidade

Sinopse

“Em O Garoto da Mesa 9, Eduardo vive em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, onde concilia os estudos e o trabalho de meio período como garçom na pizzaria da família. Edu planeja se mudar para a Capital, para seguir a carreira de gastronomia e, sobretudo, viver sua independência. Por ser gay não assumido, esconde muitos de seus sentimentos, enquanto sofre preconceito de seus colegas de classe. Em uma noite na pizzaria, conhece Felipe, que havia acabado de se mudar com os pais. Com personalidades totalmente diferentes, eles descobrem uma amizade pura e verdadeira, e antes mesmo de se darem conta, começam a criar sentimentos mais profundos e conflituosos.”

Planos

Para investir em sua carreira como escritor, Luã pretende fazer uma segunda graduação, desta vez em Letras. Seus objetivos são firmar seu nome no mercado como referência em livros com temática LGBTQ+, além de investir em projetos de suspense, ficção histórica e fantasia. “Quando eu falo sobre diversidade, é realmente ter na estante trabalhos autorais que explorem todos os gêneros, trazendo para o leitor essa gama de opções e permitindo me aventurar e estimular minha criatividade como escritor, não me deixando amarrado a uma única fórmula ou categoria literária.”

ads8 Advertising

Publicidade

Além de O Garoto da Mesa 9, o santa-cruzense já lançou online o livro Proibido, que pretende submeter ao mesmo processo de reedição e posterior lançamento físico. As duas sequências da trilogia O Garoto já haviam sido disponibilizadas online e foram retiradas do ar, para que sejam relançadas de forma profissional em 2022 e 2023.

LEIA TAMBÉM: Bráulio Bessa será o patrono da Feira do Livro de Venâncio Aires

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta