Cultura e Lazer

Escritores da região marcam presença na Feira do Livro de Porto Alegre

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, um dos mais importantes eventos em espaço aberto na área da cultura em realidade de América do Sul, chega ao seu último final de semana. Aberta no dia 31 de outubro, na Praça da Alfândega, oferece uma série de atividades em palestras, mesas-redondas, bate-papos e, claro, comercialização e lançamentos de obras.

Os leitores poderão desfrutar da programação, ampla e variada, tanto neste sábado, 15, quanto no domingo, 16, das 10 horas às 20 horas, com acesso gratuito, o que inclui shows e atrações artísticas. Na área dos autógrafos e dos lançamentos, Santa Cruz do Sul e a região marcarão presença intensiva neste fíndi. Além do escritor santa-cruzense Aidir Parizzi, que lança seu novo livro sobre viagens, Pátria estrangeira, neste sábado, a partir das 18 horas, como referido na capa deste suplemento, outros autores integram a programação dos dois últimos dias.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: escritores Aidir Parizzi e Leonardo Andriolo lançam novas obras

Publicidade

Também neste sábado, a partir das 15 horas, dois membros efetivos da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul estarão lado a lado na Praça dos Autógrafos: o escritor, editor e desenhista Gil Kipper apresenta seu mais recente título, A volta do lobo, sob o selo da sua editora, a Zum; e o escritor Dogival Duarte, maranhense radicado em Santa Cruz do Sul desde a década de 1980, lança suas memórias sobre Belchior, no livro Cenas do último capítulo, em edição independente.

Foto: Romar Beling

Dogival e sua família hospedaram por longa temporada o cantor cearense e a sua companheira Edna Prometheu, no período em que Belchior ficou anônimo em Santa Cruz. Ainda neste sábado, às 16 horas, a escritora e publicitária porto-alegrense Ana Cecília Romeu autografa seu novo livro, Cadeira movediça, sob o selo da Camino Editorial. Com vínculos de amizade em Santa Cruz, Ana Cecília foi por um período colaboradora da Gazeta do Sul, com artigos e crônicas. Já às 17 horas o escritor Arthur de Faria autografa Porto Alegre: uma biografia musical, volume 2. Por fim, às 19 horas, o cientista Miguel Nicolelis lança Revolução no país do carnaval, pela Planeta, sendo uma das principais atrações da reta final da feira.

Autores em ação

Escritores das mais variadas regiões do Estado e do país, bem como integrantes de agremiações literárias, participaram de palestras, bate-papos e sessões de autógrafos durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre ao longo das últimas duas semanas. O movimento era intenso ao longo de todo o dia no ambiente da Praça da Alfândega.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Gazeta conferiu: “Predador – Terras Selvagens” é uma aventura satisfatória

Já no primeiro final de semana, autores vinculados à Academia Rio-grandense de Letras marcaram presença. O atual presidente da entidade, o rio-pardense Airton Ortiz, autografou nova edição de seu livro Jerusalém, relato de viagem que fez a Israel. Em simultâneo, colegas de academia também assinavam obras: o poeta e escritor José Eduardo Degrazia, o romancista Pio Furtado e o escritor, tradutor e editor Roberto Schmitt-Prym (este lançando obra em conjunto com Marli Silveira, presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul). O escritor Rossyr Berni e o  poeta Élvio Vargas prestigiaram o grupo.

Documentário contempla a escritora Valesca de Assis

O último fíndi da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre celebra a obra de uma das mais importantes autoras em atividade na literatura do Rio Grande do Sul, a santa-cruzense Valesca de Assis, colaboradora da Gazeta do Sul, na qual assina coluna quinzenal nas edições de final de semana. Neste domingo, a partir das 17 horas, no Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, na Rua Duque de Caxias, 1.029, será exibido episódio da série “Escritoras e cidades”, iniciativa de Mirela Kruel, natural de Passo Fundo e com forte ligação com Cachoeira do Sul, e Cristiane Oliveira.

Publicidade

Além do episódio de Valesca, que contempla Santa Cruz do Sul no recorte estadual feito pela série, também será exibido o dedicado à autora Lilian Rocha, de Rio Grande. A proposta é convidar os espectadores a desvendar os universos de algumas das principais escritoras gaúchas em atividade.

Neste sábado, às 17 horas e no mesmo local, serão exibidos os episódios dedicados à cronista e escritora Martha Medeiros, patrona desta feira, e que é natural de Porto Alegre, e à romancista Letícia Wierzchowski, relacionada a Flores da Cunha. As outras duas autoras (no total de seis) abordadas por Mirela e Cristiane são Carol Bensimon e Clara Averbuck. O projeto é assinado pela Lança Filmes, e teve suas gravações ao longo de 2023.

No caso de Valesca, ela igualmente tem sido convidada para diversas atividades na feira deste ano, na condição de patrona que foi, na edição de 2017. Em sua obra, destacam-se romances como o de sua estreia, A valsa da medusa, lançado em 1989, ambientado nos primórdios da colonização alemã de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

É autora ainda, entre outros, de Harmonia das esferas, Vão pensar que estamos fugindo! e A ponta do silêncio. Valesca completou 80 anos no dia 15 de outubro, e como homenagem recebeu menção honrosa da Câmara de Vereadores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.