Regional

Esporte Clube Juventude conquista 14º Campeonato Sub-18 da Lifasc

O Esporte Clube Juventude, de Cerro Alegre Alto, conquistou de forma inédita o título do 14ª Campeonato Sub-18 promovido pela Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). No histórico dia 25 de janeiro deste ano, a equipe levantou a taça jogando em casa, ao vencer o Linha Santa Cruz na prorrogação. Fundado na década de 1970, é um dos clubes mais tradicionais da história da entidade, que completará 25 anos em abril.

A equipe de Cerro Alegre Alto buscava coroar as boas campanhas recentes no Sub-18 com a conquista do título. Finalista nas últimas quatro edições, o Juventude havia ficado perto da taça em três oportunidades: foi vice-campeão em 2019, diante do Linha Santa Cruz. Em 2023, perdeu a decisão para o São José de Monte Alverne e, em 2024, acabou superado pelo Pinheiral na final.

O clube apostou no jovem técnico Thiago Henrique Pires, 27 anos, que vem construindo seu espaço no futebol amador. Na finalíssima, o Juventude jogava pelo empate por ter vencido o duelo de ida por 1 a 0. No entanto, o Linha Santa Cruz devolveu o placar no tempo normal, ao marcar nos acréscimos da segunda etapa. Foi necessária a disputa do tempo extra, e o Juventude superou o adversário por 2 a 1.
O treinador destacou a superação da equipe ao longo da campanha. “Não ia ser um jogo fácil. O importante foi que o grupo não desistiu. Graças a Deus, na prorrogação, os meninos tiveram organização e confiança para fazer o melhor. Agradeço à diretoria, ao grupo e à torcida, que me abraçou e confiou em mim. Esse título é para eles e para a comunidade”, comemorou Pires.

Publicidade

Um dos destaques do elenco, o meia Frederico Stein, de 17 anos, integra o Juventude desde 2023. Capitão da equipe, ele celebrou o título após anos de frustração. “Muito feliz por conquistar esse título depois de três anos batendo na trave. Representar essa comunidade, que sempre apoiou e incentivou, é especial. A melhor campanha é fruto de uma equipe com muita qualidade”, comentou.

Referência técnica do time, Vitor Barbosa da Silva, o Vitinho, marcou o primeiro gol na partida decisiva. O camisa 10 ressaltou a importância do lance após o revés no tempo normal. “Quando a gente leva um gol no último minuto, a expectativa cai muito e parece que está tudo perdido. O gol foi fundamental para dar ânimo à equipe”, explicou. A campanha contou com cinco vitórias e duas derrotas em sete jogos.

O sucesso passa também pelo trabalho dedicado do desportista Fernando Luis Müller, que há vários anos é responsável por manter o clube ativo, ao lado do presidente Flávio Müller. Com apoio da família, Fernando desempenha diversas funções, desde a manutenção do gramado até a organização da estrutura do clube.

Publicidade

Inaugurado em agosto de 2017, o campo de futebol do Juventude conta com iluminação e é considerado um dos mais modernos do interior de Santa Cruz do Sul. Presente em todas as edições dos campeonatos da Lifasc, o Juventude também acumula títulos nas categorias aspirantes e veteranos e ainda conquistou a Taça de Prata, de futebol, e o mais recente torneio de voleibol misto.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.