Na finalíssima dos titulares, disputada no Estádio dos Plátanos, no último domingo, o Linha Santa Cruz superou o Pinheiral por 2 a 1
Depois de 11 anos, o Esporte Clube Linha Santa Cruz conseguiu repetir um feito do ano de 2014: conquistar, na mesma temporada, os dois títulos do principal campeonato da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). A Copa Afubra 70 Anos / Taça Lari Peiter iniciou-se em novembro de 2024 e terminou no último domingo, com a conquista do Linha Santa Cruz sobre o Pinheiral, fazendo 2 a 1 na categoria titulares. Uma semana antes, a equipe já tinha faturado o título dos aspirantes, superando o Linha Nova.
Com mais de 67 anos de história, o Linha é filiado à Lifasc desde a fundação da Liga, em 2001, e ostenta a condição de ser o maior campeão dos três torneios de futebol. Na categoria aspirantes, a conquista de 2024/2025 representou ao Linha o sexto título da competição.
LEIA TAMBÉM: André Guedes: “o torcedor quando vê o Grêmio fica na ‘depressão’”
Publicidade
Além da atual temporada, a equipe também levou o caneco em 2005, 2006, 2012, 2014 e 2018. Sob comando de Cláudio Araújo, o segundinho do Linha Santa Cruz conseguiu quebrar a sequência de títulos do Linha Nova, ao vencer o atual tricampeão por 1 a 0 na decisão, com gol de Felipe Baumgarten, o Colono.
Já o título da categoria principal é o mais recente na extensa galeria de troféus do clube. A finalíssima ocorreu no Estádio dos Plátanos. Para o Linha, alguns desafios estavam em jogo: voltar a ser campeão da categoria após dez anos, vencer o principal rival e jogar longe de casa. A equipe não pôde mandar a partida no Estádio do Imigrante por cumprir suspensão devido aos incidentes ocorridos na semifinal, quando eliminou o João Alves.
O clássico ”Pi-Linha” contou com excelente presença de público nos Plátanos. Quem vencesse no tempo normal garantiria o título da competição. Yuri abriu o placar para o Linha na etapa inicial. Sehnem empatou para o Pinheiral e coube ao garoto da base Eduardo Haas, de 17 anos, marcar o gol decisivo, que deu ao Linha mais uma conquista com a vitória de 2 a 1 no clássico dividido pela RSC-287.
Publicidade
Dono da melhor campanha na primeira fase, a conquista do penta veio de maneira invicta ao time treinado por Jair da Silva, o Leitão, repetindo o feito de 2005, 2008, 2014 e 2015. Capitão da conquista, o experiente Márcio Tinga exaltou o título.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz anuncia a saída do técnico Pedro Iarley
“Ainda estamos comemorando. A gente estava ciente do quanto era importante esse título pra nós. Tenho três anos de Linha. Um título muito importante para a comunidade, invicto, que é raro de se ver no futebol. O Linha é um clube que oferece uma estrutura muito boa, que se preocupa com o atleta. Corremos para poder colocar um sorriso no rosto das pessoas que dão todo suporte pra nós”’ disse Tinga, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.
Publicidade
Embora o sucesso nas principais categorias da Lifasc, o projeto do Linha Santa Cruz abrange também categorias de base. A garotada treina semanalmente no Estádio do Imigrante, e o projeto é mantido por meio de recursos públicos repassados pela Prefeitura. Não é cobrada mensalidade, e a escolinha mantém atividades com crianças nascidas entre 2010 e 2019. A equipe é a maior campeã do Sub-18, com cinco títulos.
Um belo exemplo é Eduardo Haas, que está no Linha Santa Cruz desde os 15 anos. O jovem atacante atua no Sub-18 e na força livre. Na temporada, conseguiu o feito de marcar gol na final das duas principais categorias.
“É muito gratificante ver o trabalho recompensado. ‘O campeão voltou’ foi o tema que embalou a nossa conquista, porque foram dez anos sem vencer a categoria titulares, e nesse tempo nós trabalhamos intensamente para colocar o Linha no lugar onde ele merece estar. Quando se ganha um campeonato, é resultado de um trabalho forte e sério nos bastidores”, ressaltou Eluza Assmann, que está à frente do projeto.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Atletas santa-cruzenses embarcam para Torneio Internacional de Eisstocksport no Paraguai
“Nós primamos pelo respeito à nossa história e tradição. E repetir a façanha de 2014, quando também vencemos as duas categorias, é coroar o empenho de toda a equipe, jogadores, diretoria e comunidade. O que eu sempre falo para nossos jogadores é que essa camisa é pesada, quem veste deve fazer jus à sua história, e conseguimos formar um grupo que queria escrever essa história junto conosco. Isso nos orgulha muito”, complementou.
Os veteranos participam de amistosos aos sábados, contra diferentes equipes da região. Em 2024, a categoria destinada para atletas com mais de 35 anos conquistou o título da Copa 200 Anos de Imigração Alemã, campeonato promovido pela Lifasc em parceria com Centro Cultural 25 de Julho.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.