Esportes

Esporte Clube Linha Santa Cruz repete façanha após 11 anos

Depois de 11 anos, o Esporte Clube Linha Santa Cruz conseguiu repetir um feito do ano de 2014: conquistar, na mesma temporada, os dois títulos do principal campeonato da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). A Copa Afubra 70 Anos / Taça Lari Peiter iniciou-se em novembro de 2024 e terminou no último domingo, com a conquista do Linha Santa Cruz sobre o Pinheiral, fazendo 2 a 1 na categoria titulares. Uma semana antes, a equipe já tinha faturado o título dos aspirantes, superando o Linha Nova.

Com mais de 67 anos de história, o Linha é filiado à Lifasc desde a fundação da Liga, em 2001, e ostenta a condição de ser o maior campeão dos três torneios de futebol. Na categoria aspirantes, a conquista de 2024/2025 representou ao Linha o sexto título da competição.

LEIA TAMBÉM: André Guedes: “o torcedor quando vê o Grêmio fica na ‘depressão’”

Publicidade

Além da atual temporada, a equipe também levou o caneco em 2005, 2006, 2012, 2014 e 2018. Sob comando de Cláudio Araújo, o segundinho do Linha Santa Cruz conseguiu quebrar a sequência de títulos do Linha Nova, ao vencer o atual tricampeão por 1 a 0 na decisão, com gol de Felipe Baumgarten, o Colono.

Já o título da categoria principal é o mais recente na extensa galeria de troféus do clube. A finalíssima ocorreu no Estádio dos Plátanos. Para o Linha, alguns desafios estavam em jogo: voltar a ser campeão da categoria após dez anos, vencer o principal rival e jogar longe de casa. A equipe não pôde mandar a partida no Estádio do Imigrante por cumprir suspensão devido aos incidentes ocorridos na semifinal, quando eliminou o João Alves.

Equipe conquistou também o título dos aspirantes ao fazer 1 a 0 sobre o Linha Nova

O clássico ”Pi-Linha” contou com excelente presença de público nos Plátanos. Quem vencesse no tempo normal garantiria o título da competição. Yuri abriu o placar para o Linha na etapa inicial. Sehnem empatou para o Pinheiral e coube ao garoto da base Eduardo Haas, de 17 anos, marcar o gol decisivo, que deu ao Linha mais uma conquista com a vitória de 2 a 1 no clássico dividido pela RSC-287.

Publicidade

Dono da melhor campanha na primeira fase, a conquista do penta veio de maneira invicta ao time treinado por Jair da Silva, o Leitão, repetindo o feito de 2005, 2008, 2014 e 2015. Capitão da conquista, o experiente Márcio Tinga exaltou o título.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz anuncia a saída do técnico Pedro Iarley

“Ainda estamos comemorando. A gente estava ciente do quanto era importante esse título pra nós. Tenho três anos de Linha. Um título muito importante para a comunidade, invicto, que é raro de se ver no futebol. O Linha é um clube que oferece uma estrutura muito boa, que se preocupa com o atleta. Corremos para poder colocar um sorriso no rosto das pessoas que dão todo suporte pra nós”’ disse Tinga, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

Publicidade

Projeto também abrange categorias de base e veteranos

Embora o sucesso nas principais categorias da Lifasc, o projeto do Linha Santa Cruz abrange também categorias de base. A garotada treina semanalmente no Estádio do Imigrante, e o projeto é mantido por meio de recursos públicos repassados pela Prefeitura. Não é cobrada mensalidade, e a escolinha mantém atividades com crianças nascidas entre 2010 e 2019. A equipe é a maior campeã do Sub-18, com cinco títulos.

Um belo exemplo é Eduardo Haas, que está no Linha Santa Cruz desde os 15 anos. O jovem atacante atua no Sub-18 e na força livre. Na temporada, conseguiu o feito de marcar gol na final das duas principais categorias.

Com o apoio da família, Eluza Assmann está à frente do projeto do Linha Santa Cruz

“É muito gratificante ver o trabalho recompensado. ‘O campeão voltou’ foi o tema que embalou a nossa conquista, porque foram dez anos sem vencer a categoria titulares, e nesse tempo nós trabalhamos intensamente para colocar o Linha no lugar onde ele merece estar. Quando se ganha um campeonato, é resultado de um trabalho forte e sério nos bastidores”, ressaltou Eluza Assmann, que está à frente do projeto.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Atletas santa-cruzenses embarcam para Torneio Internacional de Eisstocksport no Paraguai

“Nós primamos pelo respeito à nossa história e tradição. E repetir a façanha de 2014, quando também vencemos as duas categorias, é coroar o empenho de toda a equipe, jogadores, diretoria e comunidade. O que eu sempre falo para nossos jogadores é que essa camisa é pesada, quem veste deve fazer jus à sua história, e conseguimos formar um grupo que queria escrever essa história junto conosco. Isso nos orgulha muito”, complementou.

Os veteranos participam de amistosos aos sábados, contra diferentes equipes da região. Em 2024, a categoria destinada para atletas com mais de 35 anos conquistou o título da Copa 200 Anos de Imigração Alemã, campeonato promovido pela Lifasc em parceria com Centro Cultural 25 de Julho.

Publicidade

LEIA MAIS DE ESPORTES

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

William

Share
Published by
William

This website uses cookies.