Categories: Geral

Está procurando emprego? Coach e psicóloga dá algumas dicas

Em tempos de crise, quem procura se encaixar no mercado de trabalho necessita muito mais do que experiência. Para a coach e psicóloga Fátima Gehlen, um fator importante para quem está em busca de emprego é saber em que setor deseja se enquadrar. “Qualquer coisa não serve. É comum as pessoas não saberem qual sua área de interesse, mas isso é fundamental. Para isso, é importante investir em autoconhecimento, saber quais são suas habilidades. Nenhuma empresa quer contratar para demitir”, argumenta. A profissional reforça que o candidato deve prestar atenção em suas preferências, no que o faz feliz. “Hoje a primeira coisa para conseguir uma vaga é saber com que deseja trabalhar e ter foco.”

Para Fátima, o “tanto faz”, comum em muitas entrevistas de emprego, causa prejuízos para o candidato e o empregador. Para a empresa, representa custos extras admitir um funcionário e em pouco tempo ter que procurar outra pessoa para ocupar a vaga. Para o funcionário, fica o prejuízo de ter curtos períodos de serviço assinalados na carteira de trabalho. “Por isso é fundamental buscar uma área em que se tem afinidade”, ressalta. Conforme a especialista em avaliação psicológica e gestão de pessoas, outro aspecto imprescindível é a elaboração de um bom currículo, que precisa ser claro e objetivo. O documento precisa ter informações fundamentais, como dados de identificação completos.

“Um bom currículo não precisa ter título, filiação e documentos anexados, mas necessita de dados objetivos. É comum recebermos currículos sem telefone de contato”, conta. 

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTE FIM DE SEMANA

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.