ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estado confirma óbito de criança por síndrome relacionada ao coronavírus

ads3

Micrografia eletrônica mostra célula (em marrom) infectada pelo Sars-CoV-2 (em rosa) | Imagem: NIAID

ads4

A Secretaria da Saúde (SES) divulgou no boletim epidemiológico da Covid-19 desta semana o primeiro óbito no Estado por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Trata-se de um menino de 7 anos residente em Alto Feliz, na Serra.

A doença está associada ao coronavírus, com manifestações tardias após a infecção, podendo ou não a criança ter apresentado sintomas respiratórios de Covid-19. No Rio Grande do Sul, desde agosto, quando iniciou a investigação dessa síndrome no país, já foram confirmados 25 casos, dos quais 24 já tiveram a evolução de alta hospitalar. As idades variam de 0 a 15 anos.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Estudo confirma relação entre o novo coronavírus e síndrome em crianças

O caso do menino de Alto Feliz iniciou com uma internação em 1º de janeiro com quadro clínico inicialmente suspeito de apendicite. Contudo, exames descartaram essa e outras possíveis causas, tendo a comprovação para a SIM-P após exames de sangue específicos (que apontaram marcadores inflamatórios característicos), além de teste positivo para o coronavírus, mesmo sem nenhum sintoma respiratório prévio ou no momento na internação. A criança recebeu tratamento com imunoglobulina, precisou de internação em UTI, vindo a óbito em 11 de janeiro.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta