Regional

Estado lança campanha mercadológica para atrair turistas no inverno gaúcho

O governo do Estado lançou uma nova campanha mercadológica com foco no turismo de inverno. Intitulada “Viva o Inverno Gaúcho”, a iniciativa tem como objetivo manter o Rio Grande do Sul como destino nacional durante os meses mais frios, com ações previstas até setembro. A campanha também estimula o turismo interno, para que os gaúchos vivam intensamente as experiências, paisagens e sabores do Rio Grande do Sul. A proposta é, também, mostrar que o Estado está pronto para receber turistas além do período de férias escolares, ampliando a movimentação. A campanha faz parte da estratégia do Plano Rio Grande.

LEIA TAMBÉM: Associação apresenta setor do tabaco a deputados federais gaúchos

A ação se dá em um momento estratégico. No primeiro trimestre de 2025, o Estado registrou crescimento de 84% nas chegadas internacionais, resultado do esforço de reposicionamento do turismo após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho e reflexo também da Campanha Nacional de Turismo, lançada em setembro de 2024. A Secretaria de Turismo (Setur) entende que, para consolidar esse avanço, é necessário buscar novas fatias de mercado e manter o Rio Grande do Sul em evidência como destino durante todo o ano.

Publicidade

Sobre a campanha

A campanha “Viva o Inverno Gaúcho” é um movimento de união entre o poder público e o trade turístico. A iniciativa estimula a criação de conteúdos regionais, convida empreendimentos e prefeituras a aderirem ao selo e disponibiliza materiais como jingle, vídeos e identidade visual para uso coletivo.

LEIA TAMBÉM: Proposta que reduz benefícios fiscais é aprovada com urgência na Câmara dos Deputados

Publicidade

O objetivo é promover o turismo interno e atrair visitantes dos principais mercados emissores do país, com foco em praças prioritárias como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Distrito Federal. Para isso, estão previstas ações em mídia tradicional, veículos de comunicação, ambiente digital, redes sociais e em pontos estratégicos como aeroportos, salas de cinema e avenidas de grande circulação, ampliando a visibilidade do destino Rio Grande do Sul durante os meses mais frios.

Selo será utilizado por empreendimentos, municípios e entidades

Um dos destaques é o selo “Viva o Inverno Gaúcho”, que pode ser utilizado por empreendimentos, municípios e entidades do setor. Embora lançado com a campanha, o selo foi pensado para seguir sendo utilizado de forma descentralizada, servindo como marca de identificação para experiências de inverno no Rio Grande do Sul.

Mais fluxo fora da alta temporada tradicional

A estratégia de prolongar a temporada até setembro permite desconstruir a associação direta do turismo de inverno apenas ao mês de julho e às férias escolares. Com isso, busca-se distribuir melhor o fluxo turístico, evitar picos de demanda e estimular visitas fora da alta temporada tradicional.

Publicidade

A campanha também reforça o papel do turismo como agente de reconstrução econômica e emocional do Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, o governo aposta no poder da colaboração para ampliar sua presença nos mercados estratégicos e mostrar ao país a retomada do Estado.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.