Beto Fantinel e sua equipe visitaram a Gazeta Grupo de Comunicações nessa sexta-feira
Um dos programas mais inovadores da política social do Brasil. Foi assim que o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, caracterizou o Programa Família Gaúcha, que será lançado nos próximos dias pelo governo do Estado. Em entrevista ao Programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9, Fantinel compartilhou detalhes sobre a iniciativa de enfrentamento à vulnerabilidade social no Rio Grande do Sul.
Segundo ele, o programa fugirá do “arroz com feijão”, buscando proteger e cuidar das famílias necessitadas, mas também garantindo a inclusão produtiva de todos que estejam em idade economicamente ativa. “Para o cidadão poder trabalhar, gerar riqueza, autonomia e desenvolvimento para a comunidade”, afirmou. O programa vai beneficiar 10 mil famílias de 92 municípios selecionados, entre eles Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Pacote prevê R$ 12 bilhões em crédito aos agricultores para renegociação de dívidas
Publicidade
Os cidadãos contemplados pela iniciativa serão acompanhados integralmente durante 24 meses por visitadores que garantirão o acesso a serviços públicos, bem como a atividades de qualificação e inclusão produtiva. Cada agente de desenvolvimento familiar trabalhará com 32 famílias, que estão sendo selecionadas a partir dos índices de vulnerabilidade. Estes incluem habitação, renda, situação de educação e outros indicativos.
O objetivo do programa é habilitar famílias vulneráveis que aceitem os critérios da metodologia, com todos os integrantes sendo beneficiados de alguma maneira. “Inicia na emissão de documentos, e vai desde as condições da segurança alimentar dentro de casa até as questões mais básicas de dignidade para essas famílias”, disse Fantinel.
Ao final dos 24 meses de observação, a intenção é que os beneficiados tenham autonomia e sejam capazes de gerar desenvolvimento para suas famílias.
Publicidade
*Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.