Educação

Estado planeja reajuste de 3,62% para professores

O governo do Estado pretende repassar 3,62% de correção para os salários dos professores da rede estadual. O índice é igual ao aplicado ao piso nacional do magistério pelo Ministério da Educação. A perspectiva é de que o projeto de reajuste seja encaminhado à Assembleia Legislativa nesta quarta ou quinta-feira, 21 e 22.

Deputados da base aliada e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, discutiram o assunto na terça, 20. A correção teria um impacto calculado em cerca de R$ 200 milhões por ano nas contas do governo. O aumento deve beneficiar integralmente 99% dos docentes da ativa e cerca de 75% dos aposentados. Para a jornada de 40 horas semanais, o piso nacional dos professores está em R$ 4.580,57.

LEIA TAMBÉM: Jornada Pedagógica reúne cerca de 600 profissionais da educação na Unisc

Publicidade

Ainda na questão salarial, o governo do Estado fechou acordo de reajuste com cerca de 5 mil servidores de órgãos como a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

O pedido de reposição salarial era de 18,02%, que foi aceito pelo Estado após oito meses de negociação. Ele deve ser aplicado de forma escalonada até 2025. Auxílios como vale-alimentação terão o mesmo reajuste. A proposta será votada hoje em assembleia dos servidores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.