Política

Estado reforça pedido de recursos ao governo federal

Com a aguardada publicação da resolução do governo federal que definiu diretrizes para aplicação dos recursos do Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos (Firece), o governador Eduardo Leite enviou ofício, na quinta-feira, 17, à União pedindo a liberação de valores para os sistemas de proteção contra as cheias do Rio Grande do Sul.

O documento solicita a liberação imediata dos valores já depositados em conta, destinados aos projetos de proteção contra cheias nos municípios de Eldorado do Sul, Porto Alegre e Alvorada (Arroio Feijó). Mas existe expectativa de outras áreas, como os vales, também serem contempladas.

LEIA TAMBÉM: Brasil compra 57 milhões de doses de vacinas contra Covid

Publicidade

O pedido se deu após a publicação de resolução por parte da Casa Civil, no dia 15 de abril, que, quase um ano após a enchente, estabeleceu as diretrizes a serem observadas por órgãos e entidades na aplicação dos recursos do Firece, destinados à elaboração e execução de projetos e obras de proteção contra cheias na Região Metropolitana de Porto Alegre e vales dos rios Sinos, Caí e Gravataí.

Para saber

Os estudos e anteprojetos dos sistemas de proteção contra as cheias, emitidos antes da enchente de maio de 2024, estão em fase de adequação à nova realidade climática. A revisão dos parâmetros hidrológicos tem o objetivo de garantir a segurança da população e a aplicação adequada dos recursos públicos. Reuniões técnicas entre Estado e União ocorrem de forma recorrente desde 29 de janeiro. Além do Executivo estadual, participam das agendas a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades, a Casa Civil (Sepac) e outros órgãos federais.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.