O outono de 2016 está frio. Durante esta estação, dias gelados passaram a fazer parte da rotina dos gaúchos. Neste ano, porém, as temperaturas negativas se sobressaíram. Se sobressaíram, tanto, que já estão em número maior do que 2015. O Rio Grande do Sul registrou, neste domingo, o 18º dia do ano com temperaturas abaixo de zero grau. Em 2015, foram apenas 15.
Vale lembrar que o inverno sequer começou. A estação tem início somente na próxima semana, na segunda-feira, 20. Ainda assim, os últimos sete dias deixaram uma prévia do que está por vir: Todos eles apresentaram temperaturas negativas. Dos 12 primeiro dias de junho, nove apresentaram mínimas negativas.
Domingo gelado
Publicidade
O Dia dos Namorados, celebrado neste domingo, 12, foi gelado. A menor marca do ano foi registrada em Vacaria, com 8,9 graus negativos. Santa Rosa também bateu recorde. Lá, a mínima foi de 6,9 graus negativos. É a segunda menor da série histórica de 18 anos, perde, somente, para 7,8 graus negativos registrados em 8 de junho de 2012. Sete municípios tiveram 5 graus negativos – ou menos – neste domingo. O levantamento, feito pela Metsul, apontou 31 municípios com marcas negativas.
Tabela: MetSul
Fotos dos leitores
Publicidade
Mais uma vez, o dia frio rendeu paisagens brancas. Alguns leitores registraram as temperaturas baixas através de fotografias e enviaram ao Portal Gaz. Na quinta-feira, cerca de 100 fotos foram recebidas. Para enviar, basta enviar uma mensagem através do Facebook ou do Whatsapp (051 9913-0141).
Publicidade
This website uses cookies.