ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estamos mesmo interessados?

A COP26 teve uma enorme repercussão e nos convidou a revisitar os compromissos assumidos com o futuro do mundo. A sustentabilidade, a diversidade e a igualdade social são pautas aquecidas e certamente a sociedade está despertando para suas responsabilidades para com a vida do futuro.

Será que estamos mesmo interessados e comprometidos com o futuro que queremos? O futuro existe em diferentes tempos, segundo a disciplina de Estudos de Futuros, minha expertise.

ads6 Advertising

Publicidade

Muitos ainda confundem futuro com inovação e imaginam que fazer adaptações de acordo com as novas demandas do mercado leva a empresa para a posição de Future Ready, termo que usamos para verificar a prontidão de profissionais e empresas para o futuro de longo prazo.

O futuro está no longo prazo, não nos próximos anos, apenas operacionais. O pensamento de futuro precisa ser estratégico porque as transformações precisam de tempo.

ads7 Advertising

Publicidade

Os executivos ainda estão com foco excessivo na política e na economia, mas a visão ampliada passou a ser essencial para que se tenha clareza sobre as mudanças que já estão em andamento acelerado. As decisões do presente precisam ser melhores do que as que tomamos no passado e elas exigem urgência. Podemos criar o futuro que queremos se começarmos agora. Podemos criar o mercado futuro antes que as disrupções impactem o negócio atual de maneira radical, algo difícil de explicar para quem é leigo no assunto futuro pragmático.

Estamos cansados de estrategistas que fingem entender de todos os assuntos do novo mundo, que mostram um compromisso não sustentável com as novas premissas do planeta mas que, no fundo, trabalham fortemente para continuar no topo e na vida confortável que criaram. O século 21 busca executivos corajosos e capazes de ir além do que já viveram ou do que já sabem até hoje. Líderes abertos que aceitem aprender como se antecipar ao futuro em vez de só responder às novas demandas da sociedade.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta