Uma promoção por tempo limitado divulgada nas redes sociais que pode parecer uma oportunidade, é na verdade um embuste de criminosos para se apropriar do dinheiro dos desavisados. O golpe praticado através de grupos de compra e venda no Facebook e através do WhatsApp já fez pelo menos uma vítima em Santa Cruz do Sul.
Uma leitora que pediu para não ser identificada entrou em contato com a Gazeta do Sul e, após registrar ocorrência na polícia, explicou como agem os criminosos. Em uma postagem na rede, um usuário oferece aos assinantes de TV à cabo a oportunidade de liberar todos os canais, no pacote completo das empresas, por um depósito anual de apenas R$ 300,00. A pessoa entra em contato com o vendedor pelo WhatsApp e adquire a promoção, recebe na hora todos os canais de sua operadora de TV por assinatura e no dia seguinte efetua um depósito do valor. No entanto, no final do mês os canais adicionais são cobrados em sua fatura regular.
Ao entrar em contato com a operadora, ela cancela os canais adicionais, mas o pagamento em dinheiro já foi perdido. O criminoso não responde mais as mensagens e bloqueia o comprador. No entanto, mesmo após serem confrontados, os falsários seguem agindo na rede e fazendo mais vítimas do esquema.
Publicidade
Este modo de operação lesa o comprador que perde o dinheiro, e também as empresas que tem seu nome usado pelos bandidos. Segundo a gerente comercial, Heloísa Ferreira, a única empresa autorizada a vender planos da marca Sky em Santa Cruz do Sul é a Sat Center. A empresa que já atua há 10 anos atende 29 municípios da região, não faz venda de pacotes anuais. “Nosso trabalho nas redes sociais é só pela nossa página oficial, e nunca falamos em valores”, afirma.
A gerente ainda conta que todos os consultores da empresa trabalham apenas com uniforme, crachá com foto e carros emblemados da empresa. Segundo Heloísa, uma das formas do usuário de televisão por assinatura se proteger é acertar detalhes dos planos apenas pessoalmente, com um funcionário, ou na própria sede da empresa. “Nós estamos à disposição para tirar qualquer dúvida”, aponta.
O falso anúncio no Facebook ainda usa o nome da empresa Net, junto da Sky. Heloísa Ferreira reitera que as empresas não trabalham juntas, e que os consultores não estão autorizados a vender pacotes em separado.
Publicidade
Segundo a Assessoria de Imprensa da Net a empresa não fornece planos neste formato, e todos os funcionários trabalham uniformizados, identificados por crachá e só fazem visitas com horário marcado. A Net vai averiguar a situação e conferir se algum de seus clientes já foi lesado pelo golpe. A orientação é que se alguém for prejudicado pelos criminosos, que procure a polícia e faça um boletim de ocorrência. Qualquer dúvida pode ser sanada nas empresas revendedoras oficiais da marca em Santa Cruz do Sul e região.
This website uses cookies.