ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estiagem ainda não afetou preços nas feiras rurais

ads3

Produção de Patrícia Nichtervitz foi afetada pelo forte calor e pela falta de chuva

ads4

A estiagem afetou a horticultura em Santa Cruz do Sul. Existe a possibilidade de que escassez de alguns produtos nas feiras rurais. Apesar disso, as perdas ainda não se reverteram em aumento de preço para os consumidores.

A produtora Patrícia Nichtervitz conversou com a reportagem da Rádio Gazeta 107.9 FM na manhã desta segunda-feira, 13, na Feira Rural do Centro. A propriedade dela foi afetada pela falta de chuva e pelo forte calor. “Embora a chuva tenha amenizado, o calor extremo acabava queimando os produtos folhosos como couve, rúcula, alface, temperos em geral”, explicou.

ads6 Advertising
Mesmo irrigada, produção de hortaliças registra queda de 35%

Publicidade

Para minimizar os danos causados aos produtos, os horticultores utilizam de recursos como sombreamento e irrigação, que elevam o custo de produção. Apesar disso, Patrícia afirma que, pelo menos por enquanto, não deve haver repasse aos consumidores, no preço final.

O técnico agrícola da Secretaria Agricultura, responsável pelas feiras rurais, Moisés Mora, afirma que os cerca de 50 milímetros de chuva acumulados na última semana começam a possibilitar aos feirantes uma programação de plantio. “A chuva não estanca o problema, pois a captação de água não é suficiente. O solo acaba sugando rapidamente essa água, mas ela viabiliza uma nova programação de produção dos feirantes”, ressalta.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta