ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estiagem transforma o Rio Pardo em um riacho

ads3

Crianças que moram nas margens do rio aproveitam o pouco fluxo de água para brincar e retirar os galhos de árvores que restaram

ads4

A falta de chuvas volumosas já começa a produzir imagens impressionantes na região. Em Rio Pardo, o rio que batiza a cidade já se transformou em um riacho, onde quase não há mais correnteza e é possível atravessar de um lado ao outro do leito sem sequer molhar os pés. Na ponte velha, que liga a zona urbana à Várzea do Camargo, a quantidade de galhos de árvores e pedras que se acumulam nas pilastras também impede o pequeno fluxo de água de correr livremente.

É possível descer pelas encostas à beira do leito e chegar a pé ao que antes era o meio do rio, tornando o cenário ainda mais impressionante e desolador. A quantidade de água que resta é tão pouca que não possibilita nem o banho das crianças que moram nas redondezas. Mesmo assim, elas aproveitam os dias ensolarados para brincar no local. Em alguns pontos onde há maior concentração de água, a profundidade é suficiente apenas para cobrir as canelas de um adulto. Conforme os moradores, o nível baixou rapidamente na semana passada e está assim há cinco dias.

ads6 Advertising