ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estratégia visa erradicar o câncer de colo do útero

ads3

ads4

O terceiro tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, o de colo de útero, pode ser erradicado em dez anos. Esse é o objetivo de uma campanha global desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem o apoio da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). As estratégias incluem metas de vacinação, rastreamento e tratamento da doença.

Segundo a ginecologista Denise Müller, a campanha é mundial e tem o propósito de eliminar totalmente os casos da doença na próxima década, através da imunização e da busca por exames e tratamento. “É o quarto câncer em número de mortes. Temos que pensar na grandeza disso. Se a gente conseguisse desenvolver essas estratégias, em dez anos não teríamos mais câncer de colo útero”, destaca. “Por muitos anos, acompanhei mulheres com um câncer que a gente poderia eliminar com estratégias que podem ser alcançadas. Muitas perderam essa briga e deixaram suas famílias sem os seus cuidados”, explica a médica, que já realizou palestras em colégios e capacitações em áreas da saúde sobre o tema.

ads6 Advertising
Um Coração Amigo para quem luta contra o câncer

Publicidade

Denise: um assunto que merece atenção

Especialmente pela chegada do Dia da Mulher, celebrado na próxima segunda-feira, 8, Denise divulga a ação para conscientizar sobretudo as famílias para que imunizem os filhos com a vacina do HPV. É um vírus que infecta a célula e pode resultar em lesões pré-cancerosas, até em câncer. “É preciso alertar as mães para que levem suas filhas para a imunização a partir dos 9 anos.” De acordo com a ginecologista, quando a vacina é aplicada nessa faixa etária, ainda não houve nenhum contato da criança com o vírus.

Metas
Vacinar 90% das meninas com menos de 15 anos de idade contra o HPV

Rastrear o HPV em 70% das mulheres: uma vez até os 35 anos e outra vez até os 45 anos

Publicidade

ads7 Advertising