Educação

Estudante da Unisc é premiada pelo Instituto de Arquitetos

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Renata Konzen, recebeu recentemente o Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer/2025, na categoria Arquitetura – Patrimônio Cultural. A distinção reconhece os melhores trabalhos de conclusão entre as turmas de formandos das faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. A premiação ocorreu no Clube do Comércio, em Porto Alegre, dentro da programação da 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo.

Com a orientação do professor Axel Gustavo Deeke e coorientação do professor Luiz Augusto a Campis, o projeto +ART: Complexo Criativo foi desenvolvido para o município de Santa Cruz do Sul. Propõe a construção de um Complexo Criativo voltado à democratização do acesso à arte e à preservação do patrimônio arquitetônico, a partir da requalificação de espaços urbanos subutilizados e da valorização de edificações históricas.

LEIA MAIS: Orçamento de 2026 traz corte de quase R$ 500 milhões para universidades

Publicidade

A ideia integra o antigo Fórum, a Sociedade Beneficente Lessing e a Residência Riedl em um conjunto de usos culturais, educacionais e de eventos, orientado pelo conceito das conexões, promovendo um espaço aberto, inclusivo e acessível. Dessa maneira, a arquitetura contribui para a transformação urbana e o fortalecimento da identidade cultural.

Renata explica que o projeto foi realizado em dois semestres, sendo o resultado prático a proposta vencedora. “O trabalho final de graduação de Arquitetura é dividido em dois semestres. No primeiro fazemos toda a parte teórica, de pesquisa do tema, como uma monografia mesmo. Já no segundo, projetamos um espaço, e como resultado temos 12 pranchas e maquetes físicas.”

LEIA TAMBÉM: Clínica de Odontologia da Unisc encerra 2025 com mais de 4,7 mil atendimentos

Publicidade

A ideia do Complexo Cultural é composta por setores que conectam educação e cultura a partir de espaços para realização de eventos como peças de teatro; cinema ao ar livre; arte de rua; ateliês de desenho, pintura, cerâmica e arte urbana e salas de música, dança e fotografia, além áreas de convivência.

Espaço para a arte

A estudante ressalta o potencial da cidade ao justificar a escolha de Santa Cruz para pensar o trabalho. Segundo ela, a arte desempenha um papel importante para a vida e como forma de se expressar. “Um dia, ao pedir para minha avó desenhar alguma coisa na parede lousa do meu quarto, ela me disse que não lembrava a última vez que tinha desenhado, nem mesmo se já tinha desenhado uma árvore quando criança”, afirmou. “Com isso, veio mais motivação ainda de projetar algo voltado para todas as idades, um espaço aberto para chegar e se expressar, em meio à correria do dia a dia.”

Pelo projeto, conjunto para usos culturais, educacionais e de eventos é integrado pelo antigo Fórum, a Sociedade Beneficente Lessing e a Residência Riedl

LEIA MAIS DE EDUCAÇÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.