Categories: Geral

Estudantes bloqueiam entrada no Ministério da Fazenda por duas horas

Um grupo de 50 integrantes da organização Educafro bloqueou a entrada principal do Ministério da Fazenda por duas horas no início da tarde desta segunda-feira, 9, em protesto contra o corte de verbas para a educação. Os manifestantes, estudantes negros vindos de São Paulo, pediam mais dinheiro para as universidades, garantia de bolsa, moradia e alimentação para estudantes cotistas com renda inferior a um salário mínimo e meio.

Alguns se acorrentaram às catracas que dão acesso ao prédio principal, impedindo a entrada e saída de funcionários. A portaria do ministro ficou preservada da manifestação. Os estudantes tocaram tambores, berimbau e cantaram paródias como “Ei, senhor Levy, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí”. Cerca de seis carros da Polícia Militar estavam a postos, mas não houve confronto.

Segundo Frei Davi, líder do movimento, há muitos estudantes no país esperando pelo benefício, prejudicados pela falta de dinheiro e sem ter onde morar. Ele esteve reunido com uma delegação do ministério, e ficou marcada uma reunião com o secretário executivo Tarcísio Godoy para 17 de março.

Publicidade

“Se o Brasil é a pátria educadora, essa pátria tem que garantir dinheiro para a educação”, afirmou Frei Davi. O movimento também pede que uma comissão seja montada o quanto antes para fiscalizar o cumprimento da política de cotas nas universidades que a adotam, para evitar fraudes, como alunos brancos que se passam por negros.
Outro pedido é um plano de inclusão de negros em mestrado e doutorado.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.