Educação

Estudantes da Escola Alfredo Kliemann vão participar de curso sobre empreendedorismo

Estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann, do Bairro Bom Jesus, terão a oportunidade de inspirar, capacitar e despertar o espírito empreendedor visando o futuro profissional. 

O projeto Empreender é pra mim?, lançado na manhã dessa terça-feira, 3, na instituição de ensino, é desenvolvido pela Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz e será realizado pelo terceiro ano consecutivo no local. Em dez a 12 encontros, mais de 20 alunos terão semanalmente ou quinzenalmente aulas com facilitadores (empreendedores) associados da Ajesc, que vão apresentar suas trajetórias, dividir conhecimento e sanar dúvidas. 

LEIA TAMBÉM: Documentário conta experiência com a educação integral em escola de Santa Cruz

Publicidade

A diretora da Alfredo Kliemann, Josiane Batista, destaca a importância do projeto para os alunos. “Nas duas últimas edições vimos resultados, a mobilização e o crescimento dos estudantes. Quando termina, se vê quanto eles aprenderam. Tem alguns que já estão desenvolvendo ideias e empreendendo.” Para ela, isso é um grande fator motivacional como forma de estimular a mudança de realidade dos jovens.

A vice-presidente da Ajesc, Silvana Silveira, enfatizou que os conteúdos desenvolvidos em sala de aula serão úteis para aplicação nas ideias dos estudantes. “Queremos investir na próxima geração. Por isso, temos como objetivo levar educação empreendedora para a escola. Mostraremos que eles podem desenvolver no dia a dia aulas com conteúdos como ‘O que é empreender’, pensando criatividade, trabalho em equipe, finanças.”

LEIA TAMBÉM: Documentário conta experiência com a educação integral em escola de Santa Cruz

Publicidade

Cada aluno vai receber um livro didático com sequência lógica das aulas, as quais culminarão com uma cerimônia de formatura no Gauten.

O presidente da Associação, Jonas Batista, acrescentou que as jornadas profissionais dos facilitadores, marcadas por desafios, devem agregar na jornada dos futuros empreendedores. “Vamos passar experiências, vivências, o que é nosso trabalho, o pouco que aprendemos e desenvolvemos nas nossas trajetórias. E às vezes nos deparamos com muitos ‘nãos’, mas o empreender também é feito de oportunidades.”

LEIA TAMBÉM: Atividades pré-Feira do Livro 2025 movimentam as escolas de Santa Cruz

Publicidade

Expectativa

A estudante do 2º ano Betina Pereira dos Santos mora no Bairro Bom Jesus. A jovem de 16 anos concilia a escola com um curso de gestão empresarial e também com aulas do curso de eletricista industrial no Senai. Em meio à agenda intensa, já planeja iniciar outra capacitação na área de mídias sociais, para  auxiliar nos negócios da família.

O pai, que tem barbearia, e a mãe, que pretende reabrir uma loja, terão o auxílio da filha no desenvolvimento de ações de marketing dos empreendimentos. “Tenho o sonho de ser, no futuro, pedagoga de séries iniciais. Mas isso não impede que eu faça a minha parte nos trabalhos dos meus pais. E sei que esse curso de empreendedorismo vai agregar para mim e, consequentemente, minha família.”

Betina acrescenta que sempre está em busca de aprimoramento e lapidação de ideias. “Este é o investimento necessário para ter um futuro promissor. É preciso batalhar agora é desfrutar depois.”

Publicidade

De olho no futuro, Betina espera o início das atividades | Foto: Vanessa Behling

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Vanessa Behling

Share
Published by
Vanessa Behling

This website uses cookies.