Foto: Darlan Silva
Para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, foi realizado no dia 5 de julho, o Summit das Cooperativas Escolares, na Sociedade Concórdia, na Linha Imperial, em Nova Petrópolis. Representantes da Sicredi Vale do Rio Pardo, assessorias pedagógicas e professores orientadores do Programa Cooperativas Escolares acompanharam 30 estudantes participantes de 15 associações estudantis cooperativas da região. O evento, promovido pela Central Sicredi Sul/Sudeste, reuniu aproximadamente 500 pessoas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na programação, destaque para o painel com a participação de egressos de diversas cooperativas escolares, inclusive com o depoimento da egressa da Cooperativa Escolar Brotando da Terra, da Emef Guararapes, de Sinimbu, Bruna Tais Fischer, no encerramento. Além disso, uma gincana conduziu o summit, incentivando a prática dos princípios cooperativistas durante toda a dinâmica e interação.
LEIA TAMBÉM: Exportações de tabaco brasileiro somaram US$ 1,36 bilhão na primeira metade do ano
Publicidade
“Foi um dia muito legal, de muita conexão e intercooperação, principalmente de fortalecimento do conhecimento da prática dos valores cooperativistas”, destacou a assessora de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes.
A Mecânica Gincana Cooperativas Escolares foi conduzida pela Lobo Lab por meio do Jogo do Cooperativismo. Com o tema Os 7 Princípios do Cooperativismo, a gincana foi dividida em três dinâmicas: Formação de Times, A História e O Cofre. Durante todo o processo, a prática dos princípios do cooperativismo era incentivada, sendo que os times eram colocados em situações de cooperação para que as missões fossem completadas. No final, os pontos foram computados e os grupos foram premiados.
LEIA TAMBÉM: Fase de envio de propostas para Consulta Popular começa nesta terça; veja como participar
Publicidade
O Programa Cooperativas Escolares da Fundação Sicredi é desenvolvido na região pela Sicredi Vale do Rio Pardo desde 2016. O programa tem como base a educação cooperativa como pilar de transformação social, por isso, ele acontece em parceria com instituições de ensino que acreditam no cooperativismo como proposta educativa. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado, protagonismo e comunicação dos estudantes por meio dos princípios e valores do cooperativismo. Atualmente, a iniciativa conta com 25 cooperativas escolares fundadas e nove em processo de fundação.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.