ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Eu, Gourmet: o camarão com mjadra!

ads3

ads4

A cozinha árabe me fascina, tanto pela sua história quanto pelo seu exotismo. Entre tantos pratos pelos quais tenho apreço, um dos que mais faço é a mjadra, pela facilidade e pelos ingredientes de cômodo achado. Foi esta a base que me levou a misturar um prato tipicamente árabe com um fruto do mar bem ao gosto do brasileiro, o camarão. Como a receita criada ficou muito apetitosa trouxe-a para este espaço e apresento-lhes o Camarão com Mjadra.

COM O QUE E COMO FAZER*

ads6 Advertising

Publicidade

Preparo: em uma panela, leve as lentilhas para cozinhar na água até ficarem ligeiramente macias. Enquanto isso, aqueça em uma panela o azeite e frite as cebolas até que fiquem douradas. Retire as cebolas com a escumadeira e reserve. Coloque no azeite que ficou na panela as lentilhas e o arroz. Tempere com sal e junte água até completar o cozimento. Retire do fogo e coloque as cebolas por cima. Reserve. Temperar o camarão com limão, meio cálice de vinho e sal. Reservar.

Em uma panela wok aquecer a manteiga e o azeite mexendo para misturar bem. Juntar o alho e a cebola e fritar. Em seguida somar os camarões que devem ser secados em papel toalha antes de ir ao fogo. Temperar com mais sal, pimenta e as raspas de limão. Assim que ficarem esbranquiçados juntar o restante do vinho e deixar levantar fervura. Montar o prato usando uma xícara para moldar a mjadra, adicionar o camarão, salpicar a salsinha picada e a castanha de caju e envolver com o molho resultante do cozimento.
*Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

ads7 Advertising

Publicidade

A dica desta semana vêm do Chile, lá do Vale do Rapel. Trata-se do vinho tinto Emiliana Adobe Reserva Syrah 2017, produzido pela vinícola homônima. Este rótulo vem da linha orgânica – na verdade, praticamente toda a vinícola adota o cultivo orgânico – e é um Syrah diferente, com uma carga herbácea destacada.

Possui uma coloração rubi violáceo quase turva. Ao nariz traz frutas negras – groselha e cereja destacada – com cassis, além do referido herbáceo, couro, tabaco e toque terroso. Já na boca repete o herbáceo com fruta macerada e final lácteo. Seus taninos são macios, redondos e sedosos. Médio corpo e ampla persistência. Do total, 20% do vinho passa por barricas francesas por seis meses.

ads8 Advertising
www.weinhaus.com.br.

Publicidade

Fotos: Emerson Haas

Você sabia?
Prato de origem árabe

Mjadra é o nome do prato de origem árabe que leva em seu preparo alguns práticos e nutritivos ingredientes, tais como lentilha, arroz e muita cebola frita, que são unidos e preparados à base de sal e azeite. A receita do preparo original ainda envolve a utilização de canela em pó, pimenta branca e noz-moscada. Pode ser servida como prato principal ou acompanhamento. E pode ser degustada quente ou fria.

Fotos: Emerson Haas

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta