Professora Lissi Bender entre Eckhard Kupfer (esq.) e Felipe Kuhn Braun, em Juiz de Fora
Pesquisadores, estudiosos e líderes de organismos, instituições e entidades identificadas com a cultura alemã reservaram essa semana para debater temas de interesse comum nessa área. Desde quarta-feira, 3, representantes encontraram-se em Juiz de Fora, em Minas Gerais, no 20º Encontro das Comunidades Alemãs da América Latina (Caal). O evento se estendeu até esse sábado, 6, com palestras, pronunciamentos e mesas-redondas. De Santa Cruz do Sul, participa a professora e escritora Lissi Bender, integrante da Academia de Letras de Santa Cruz e colunista da Gazeta do Sul.
As atividades estão concentradas no Shopping Jardim Norte, no Bairro Mariano Procópio, mas parte das ações ocorreu no Museu Mariano Procópio. A promoção é da Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (Feccab), em parceria com a Associação Alemã de Juiz de Fora, cidade que também registrou a formação de uma colônia com imigrantes alemães, no século 19.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz celebra o legado de Luis Fernando Verissimo
Publicidade
O presidente da Feccab é o jornalista e historiador gaúcho Felipe Kuhn Braun, de Novo Hamburgo, que lançou mais de 30 livros sobre temáticas de história da colonização alemã em diferentes regiões brasileiras. Seu vice na condução da entidade é Eckhard Kupfer, jornalista e ex-diretor do Instituto Martius Staden, de São Paulo. Lissi Bender igualmente é vinculada à entidade. Em sua palestra no evento, ela abordou o legado dos imigrantes alemães, em atividade mediada pelo professor Fernando Freitas, de Juiz de Fora.
Felipe Kuhn Braun comenta que o Caal deveria ter ocorrido em setembro do ano passado no Rio Grande do Sul. No entanto, em razão dos transtornos ocasionados pela enchente, foi cancelado e transferido para Juiz de Fora, cidade que possui uma associação alemã ligada à Feccab, e programado para enfim acontecer agora em setembro. Vieram ainda representações de Peru, Paraguai, Argentina e Chile.
A abertura dos trabalhos coincidiu com a 36ª Deutsches Fest, a Festa Alemã de Juiz de Fora. Em paralelo, estava planejado um passeio pelas cidades históricas de Tiradentes e São João del-Rei. Houve feira de livros, com lançamentos, e exposição alusiva. No próximo ano deve ocorrer um congresso na Argentina, e na sequência um encontro no Paraguai.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.