Elas

Evento em Santa Cruz sensibiliza sobre violência doméstica

A 1ª Jornada Nem Tão Doce Lar começou nessa terça-feira, 26, em Santa Cruz do Sul, dentro da programação da Semana Municipal de Combate à Violência contra a Mulher. A primeira atividade foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, no Centro, e teve como objetivo oferecer uma formação com viés da educação popular e coletiva.

Diversos segmentos e entidades em favor da causa da mulher participam do encontro. A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Secretaria de Desenvolvimento Social, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e Secretaria Municipal de Educação.

LEIA MAIS: Casa-exposição “Nem Tão Doce Lar” chega a Santa Cruz para discutir a violência doméstica

Publicidade

“O projeto do Nem Tão Doce Lar é grandioso e faz um trabalho maravilhoso em todo o Brasil. E nossa realidade não é diferente”, afirmou a presidente do CMDM, Janaína Freitas. “Nosso objetivo, nessa formação, é que as líderes levem para suas comunidades, para suas cidades, a informação de como buscar ajuda, e que também aprendam a reconhecer as diversas formas de violência. No interior, em especial, a violência é muito velada, por isso nosso público de hoje é composto também por líderes de várias localidades.”

Moradora de Quarta Linha Nova Baixa e integrante do Clube de Mães da localidade, a aposentada Clicéria Ana Kloh prestigiou a formação. “Participo de várias comissões relacionadas à causa da mulher. Eu mesma sofri muita tortura psicológica por muitos anos no passado, e agora posso ajudar outras mulheres para que não passem o que passei”, afirmou. “No passado, as trabalhadoras rurais não sabiam onde buscar ajuda, mas hoje temos vários meios que podem nos auxiliar”, reforçou a aposentada.

LEIA TAMBÉM: Projeto visa capacitar empresas para acolher vítimas de violência doméstica

Publicidade

A programação da 1ª Jornada Nem Tão Doce Lar prossegue nesta quarta, 27, e se estenderá até sexta-feira, 29, com uma exposição na Casa da Afubra, no Parque da Oktoberfest. Por meio de intervenção coletiva, o trabalho apresenta uma casa-exposição itinerante e interativa, para a mobilização de organizações, grupos, coletivos e instituições para estratégias de enfrentamento da violência doméstica.

A mostra leva ao espaço público a representação de uma casa familiar com pistas que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças, jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência e também a comunidade LGBTQIAPN+.

LEIA TAMBÉM: Gauten Summit dá destaque para a tecnologia e o empreendedorismo

Publicidade

A casa-exposição ficará aberta para visitação das 9 horas às 11h30 e das 14 horas às 17 horas. O público poderá circular por diferentes cômodos, identificar as pistas deixadas nos cenários e, ao final, expor as suas impressões em uma roda de conversa conduzida por acolhedoras e acolhedores.

Serviço

  • O quê: Exposição Nem Tão Doce Lar
  • Quando: 27 a 29 de novembro, das 9 horas às 11h30 e das 14 horas às 17 horas
  • Onde: Casa da Afubra, junto ao Parque da Oktoberfest
  • Contato: Daniela Silva Huberty, coordenadora de Comunicação da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) – comunicacao@fld.com.br e (55) 99959 9842

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.