Rio Pardo

Eventos celebram os 216 anos de Rio Pardo na Praça da Matriz

Marcando as comemorações do aniversário de 216 anos, que ocorrerá nesta terça-feira, 7, a Prefeitura de Rio Pardo promoveu uma série de eventos esportivos e culturais no fim de semana. Todas as atividades foram realizadas na Praça da Matriz, que recebeu o 5º Motosonhos; o passeio ciclístico Rio Pedal – Em Rio Pardo cada pedalada é uma história e o Domingo na Praça. Esse último teve atrações musicais, feira de adoção de animais e tendas de artesanato e culinária.

A programação começou na sexta-feira, 3, com o 5º Motosonhos, que recebeu mais de 800 motociclistas de várias cidades do Estado. O evento teve apresentações musicais de bandas locais e da região e um passeio pelos principais pontos turísticos de Rio Pardo. Na tarde de sábado, 4, foi realizada missa com bênção aos motociclistas e passagem da imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas motos. O evento foi encerrado na manhã de domingo, 5, com um café da manhã para os participantes.

LEIA MAIS: Rio Pardo celebra 216 anos com festas a partir desta quarta-feira; veja atrações

Publicidade

Natalia Camargo, integrante dos Dragões do Rio Pardo Moto Clube, que organizou o evento, salientou que o encontro foi reativado no município após oito anos. E acabou se mostrando um sucesso. “O propósito foi trazer visitantes e movimentar o comércio. Só temos a agradecer a todos que participaram e nos apoiaram”, ressaltou. Ela agradeceu aos empresários, ao Centro de Cultura e à Prefeitura de Rio Pardo pelo apoio.

Natalia: Motosonhos voltou após 8 anos | Foto: Inor Assmann

Na manhã de domingo ocorreu o passeio ciclístico, com a participação de 124 ciclistas de 20 cidades. Eles largaram às 8 horas e percorreram 41 quilômetros entre a cidade e o interior. Luiz Faccin, um dos organizadores, explicou que o evento foi realizado por meio de uma parceria com os ciclistas de Rio Pardo. “O passeio teve o objetivo de mostrar e incentivar as pessoas na prática da modalidade, visando o cuidado com a saúde e a redução do número de carros no trânsito, além de fomentar o turismo.”

Alguns ciclistas se desafiaram e o primeiro a chegar completou o percurso em uma hora. O último participante chegou por volta das 14 horas, após sentir câimbras e ser resgatado pela equipe de apoio da Prefeitura. Todos receberam medalhas de participação na chegada.

Publicidade

Luiz Faccin: passeio incentivou a prática do ciclismo e o turismo na Cidade Histórica | Foto: Inor Assmann

LEIA TAMBÉM: Restauração da Igreja Matriz de Rio Pardo entra na etapa final e deve ser concluída em dezembro

Sonhos de Rio Pardo: iguaria típica com história

O público que esteve na Praça da Matriz pôde se deliciar com os tradicionais sonhos, iguaria culinária típica produzida em Rio Pardo e que tem muita história. A doceira Ana Flávia Lima Reina, da empresa Sonhos de Rio Pardo, conta que a receita surgiu no município pela família de Lucília Lisboa Fischer, portuguesa que veio morar em Rio Pardo e se casou com um filho de imigrante alemão. “Em 1875, ela recebeu a visita de uma irmã que vivia em Portugal, quando aprendeu a fazer os sonhos portugueses.”

A iguaria passou, então, a fazer parte do cotidiano e chegou até sua família em meados de 1960. “Desde então, fazemos e colocamos os sonhos todos os domingos e feriados para venda no período de inverno”, frisa Ana. O trabalho era feito por seus pais, Pasqual e Maria Emília Reina, e segue até hoje na Rua General Goldofin, 169, na residência da família.

Publicidade

“É um sonho bem artesanal, em que vão duas bandejas de ovos. É mexido à mão em gamela e frito em duas gorduras, e feito com muito amor por nossa família.”

Doceira Ana Flávia Reina mantém a tradição familiar na produção dos sonhos | Foto: Inor Assmann

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo atinge 75% de cobertura com coleta de lixo automatizada 

Museu em Cena

A programação foi encerrada com o Domingo na Praça, que teve feira de adoção de animais, brinquedos infláveis e tendas de artesanato e culinária. À noite, destaque para as apresentações do cantor de pagode Deivinho e da banda Flor da Serra. A secretária de Turismo e Cultura, Tatiana Bonatto, destaca que os eventos do fim de semana encerraram a programação artística, cultural e esportiva da semana do município.

Publicidade

Além dos eventos na praça, houve atrações culturais como o Museu em Cena. Os museus do município ficaram abertos para visitação e encenações, com a participação de artistas locais e apresentações musicais de orquestras.

A Prefeitura de Rio Pardo tem ponto facultativo nesta segunda-feira, 6. Na terça, 7, dia do aniversário do município, será feriado.

Tatiana Bonatto destacou a programação | Foto: Inor Assmann

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Tiago Garcia

Share
Published by
Tiago Garcia

This website uses cookies.