ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Exames comprovam três casos de anemia infecciosa em Santa Cruz

Três equinos de duas propriedades rurais de Santa Cruz do Sul, pertencentes à mesma pessoa, estão com anemia infecciosa e serão sacrificados na próxima semana.  O diagnóstico confirmatório foi recebido pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Santa Cruz do Sul nesta semana. A suspeita ocorreu em julho, quando os animais – um de uma propriedade e dois de outra – foram submetidos a exames para obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA). Como esse primeiro teste deu positivo para a doença, foi feita contraprova, com o mesmo material coletado para o primeiro, e o resultado foi positivo.

Assim, seguindo o protocolo,  foi realizado novo recolhimento de sangue, desta vez por equipe do serviço veterinário oficial, e submetido a análise no laboratório oficial – o Lanagro – no Rio Grande do Sul. E o resultado foi novamente positivo. As propriedades ficam interditadas até os animais serem sacrificados. No imóvel rural onde está um destes três equinos, há outros que também serão submetidos a exames para verificar se estão ou não com a enfermidade.

ads6 Advertising

Publicidade

Os casos de anemia infecciosa e suspeita de mormo não prejudicarão a realização do desfile farroupilha, pois os animais estão isolados, impedidos de trânsito. Apenas a fiscalização, que sempre ocorre, será reforçada, como medida de prevenção. Na região, ainda há um caso suspeito de anemia infecciosa em Passo do Sobrado e outro em Rio Pardo, que estão na fase de  realização de contraprova. Esses também foram verificados durante a realização de exames para obtenção da GTA.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta