Faltam apenas algumas horas para o grupo Menos é Mais subir ao palco da Arena de Shows da 40ª Oktoberfest. Na noite deste sábado, 25, o grupo de pagode brasiliense fundado em 2016 pelos amigos Duzão, Gustavo Góes, Paulinho Félix e Ramon Alvarenga promete agitar o público. Com um DNA musical autêntico e um repertório que inclui regravações e músicas autorais, os artistas se tornaram um fenômeno digital e musical. A partir das 23 horas (com abertura dos portões às 21 horas), o aquecimento fica por conta do cantor John Endres, de Santa Cruz do Sul. Após, sobe ao palco a dupla sertaneja Israel & Rodolffo. Na sequência o grupo Menos é Mais fecha a noite com o pagode contemporâneo que o projetou nacionalmente.
No setlist desta noite estarão hits como “Coração Partido”, “P do Pecado” e “Lapada Dela”. Menos é Mais também é o grupo de pagode mais ouvido no Brasil, com mais de 7 milhões de ouvintes mensais no Spotify, superando marcas históricas no gênero. Já o canal no YouTube soma milhões de inscritos e bilhões de visualizações no total. Às vésperas da apresentação em Santa Cruz neste sábado, o grupo falou com exclusividade à redação do Portal Gaz.
ENTREVISTA – Menos é Mais, grupo de pagode brasiliense
- Gazeta – É a segunda vez que o grupo vem a Santa Cruz, a primeira em uma Oktoberfest. O show é considerado o mais procurado pelo público. Qual a expectativa? Duzão: A expectativa está lá em cima! A primeira vez que viemos foi incrível, a galera de Santa Cruz nos recebeu com muita energia, então agora queremos retribuir isso com um show ainda mais especial. É sempre bom voltar para onde nos sentimos em casa.
- O grupo usa muito das plataformas digitais para divulgação e se tornou um fenômeno musical e digital. Vocês acreditam que isso faz parte do futuro da música? Goes: Total. O Menos é Mais explodiu na pandemia, quando geral estava em casa buscando uma forma de se conectar com outras pessoas. A internet foi essa ponte. Acreditamos muito nessa conexão que começou nas redes e hoje se expandiu pro mundo físico, nos palcos, com a galera cantando junto. É o melhor dos dois mundos.
- O grupo é considerado a nova cara do pagode brasileiro. Como o gênero tem se reinventado no Brasil? Duzão: O pagode está sempre se renovando porque ele é muito vivo. Cada geração traz sua própria pegada, mas sem perder a essência. Misturamos o que cresceu ouvindo com o que está rolando hoje, e isso mantém o estilo forte e atual.
- O grupo é conhecido pelo resgate aos anos 90, pelo pagode raiz e pelas rodas de samba. Vocês acreditam que essa fórmula foi um diferencial para o sucesso? Goes: Sem dúvida! Sempre tivemos muito respeito por essa época. Os anos 90 foram a base de tudo o que fizemos hoje. Trazer isso de volta, com a nossa identidade, foi uma forma de homenagear quem veio antes e apresentar essa história para a galera mais nova.
Ingressos – Informações sobre venda, setores e valores de ingressos para o show estão disponíveis no site oficial da 40ª Oktoberfest, em www.oktober.com.br/shows.
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.