ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Exército tem 76 anos de história em Santa Cruz

ads3

Fachada do quartel com as antigas inscrições do 8º BIMtz, que virou 7º BIB em 2005

ads4

A instalação de uma guarnição militar em Santa Cruz do Sul completa 76 anos em 2020. No dia 1º de agosto de 1942, foi ativado o 3º Batalhão do 7º Regimento de Infantaria, sediado em Santa Maria. A área de 30,3 hectares pertencente à família Tatsch, onde o quartel permanece até hoje, foi desapropriada em 6 de agosto de 1943.

A ocupação do terreno iniciou-se em dezembro de 1943, com uma patrulha patrimonial de seis militares. Em setembro de 1944, houve o deslocamento de 556 militares para Santa Cruz. Como ainda não existiam instalações, prédios foram alugados, como o do antigo Fórum, parte da Ginástica, o Clube Aliança e um depósito da Kliemann Tabacos. O refeitório era no pavilhão da catedral, e os animais de tração ficavam na área do atual Parque da Oktoberfest.

ads6 Advertising
Aos 99 anos, último pracinha da região relembra combates na Itália

Publicidade

O atual comandante do 7º BIB, coronel Fernando Barcellos da Rosa, ressalta que na época o mundo estava mergulhado na Segunda Guerra Mundial. O Brasil somou forças com os Aliados e declarou guerra contra a Alemanha em 1942. Surgiu então a preocupação de gerar um sentimento de união entre os brasileiros.

Em 12 de julho de 1945, os prédios ficaram prontos para abrigar o 3º Batalhão em Santa Cruz. Barcellos observa que a fixação de uma unidade militar influenciou bastante na rotina da cidade. “Hoje Santa Cruz tem 130 mil habitantes, sendo 2,5 mil somente das famílias de militares, fora os recrutas. Imagina a representatividade que existia na década de 1940, com um efetivo de quase 600”, compara. “Foi um impacto muito grande. Com aluguéis, comércio e matrículas em escolas. Algo que continua até hoje.”

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta