Após dois anos sem ocorrer em virtude da pandemia de Covid-19, a Expoagas, a maior convenção do setor supermercadista do Estado, retornou com toda a força em evento que se estende até esta quinta-feira, 25. Um grande público compareceu ao Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, para o primeiro dia da 39ª edição, que espera neste ano superar os 50 mil visitantes da última feira.
Realizado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o encontro tem a expectativa de bater recordes. A previsão é de que a Expoagas movimente um montante de R$ 560 milhões em negócios. E pelo menos um recorde já foi batido, segundo a organização do evento. A feira soma neste ano 458 expositores, o maior número já registrado pela Agas.
LEIA TAMBÉM: Após disparada, preço do leite começa a baixar
Publicidade
A intenção é auxiliar na aceleração da economia gaúcha em um período de pós-pandemia. “O objetivo da feira neste ano não é falar em tecnologias ou tendências. O que a gente precisa agora é fazer o básico: retornar, dar oportunidade a todas essas empresas que sobreviveram à pandemia e estão querendo retomar com novo foco, novo mercado, valorizando a indústria, qualificando o mercado e cuidando do pequeno para que ele possa disputar e ser competitivo também no grande mercado”, frisa o presidente da Agas, Antonio Cesa Longo.
Em um cenário de retomada econômica, o lojista que investir na gestão dos negócios e processos em sua empresa sai na frente da concorrência. Essa foi a temática de uma das primeiras palestras da Expoagas, que ocorreu na tarde dessa terça-feira, 23, com o consultor empresarial Henrique Oyarzabal, especializado em supermercados.
LEIA MAIS: Nova unidade da bandeira Via Atacadista vai gerar empregos em Santa Cruz
Publicidade
A programação de palestras desta edição valoriza o conhecimento, em prol da aquisição de resultados que os supermercadistas buscam em virtude do cenário econômico. A gestão de pessoas e processos, segundo Oyarzabal, é fundamental se o empresário do ramo quiser se manter em um cenário tão competitivo.
“A gestão de processos nos dá vantagem competitiva. Quando a gente conhece os nossos números, os indicadores da empresa, sabe para onde correr, para onde trabalhar, onde a gente pode investir mais e também as nossas fraquezas”, salientou.
LEIA TAMBÉM: Carrefour x BIG: saiba o que muda nos supermercados de Santa Cruz com o negócio bilionário
Publicidade
A concorrência é grande, e, muitas vezes, o concorrente não faz essa apuração de indicadores, enfatizou. “Se a gente conhece os números e capacita o nosso pessoal, trabalha de forma diferente, porque o cliente acaba voltando, por existir um padrão de atendimento. E assim a gente tem vantagem competitiva e financeira”, resume o gestor de pessoas e consultor da Agas.
A programação nesta quarta-feira, 24, começa com a palestra do filósofo Luiz Felipe Pondé, no Teatro do Sesi. O cronograma do segundo dia valoriza as pessoas: o comportamento do consumidor e transformações da sociedade e dos consumidores são temas das palestras.
LEIA TAMBÉM: Grupo catarinense prepara contratações para novo atacarejo em Santa Cruz
Publicidade
A agenda nesta quinta-feira, 25, será aberta com uma palestra sobre vendas com Dado Schneider, pós-graduado em Marketing pela Ufrgs. Destaque para a fala do ex-jogador de futebol do Barcelona e da Seleção Brasileira Juliano Belleti, com a palestra motivacional Superando Limites; e para o debate jurídico que ocorre na parte da tarde, com presença do subsecretário da Fazenda do Estado, Ricardo Neves Pereira. A programação completa pode ser conferida no site da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), www.agas.com.br.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.