Maquetes retratam moradias do passado
A Casa das Artes Regina Simonis sedia a partir desta quarta-feira, 3, a exposição Arquitetura da imigração alemã em maquetes. A abertura será às 17 horas e a mostra poderá ser visitada até o dia 16 de setembro.
O trabalho – coordenado pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cícero Pimentel Corrêa e Ronaldo Wink – evidencia e valoriza a contribuição dos imigrantes nas edificações. Uma coleção de maquetes exibe uma propriedade rural e construções em madeira e enxaimel.
As peças foram feitas no ano passado pelos alunos bolsistas Milena Macedo, Jean Damo, Fernanda Moreira e Lindsy Scheffel. Eles foram orientados pelo funcionário responsável pela oficina de maquetes, Fábio Uptmoor.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Semana da Pátria reúne atrações culturais na Praça da Bandeira em Santa Cruz
Os materiais técnicos que serviram como parâmetro no desenvolvimento das peças foram obtidos por meio de pesquisas da arquiteta Doris Maria Machado de Bittencourt, que foi docente do curso. Já a maquete rural, que retrata a ocupação das propriedades da imigração alemã, foi elaborada conforme os trabalhos científicos do professor Günter Weimer (Arquitetura Rural Teuto Gaúcha) e também do professor Luiz Carlos Schneider em sua abordagem de paisagem territorial.
Além de valorizar a arquitetura dos imigrantes, a exposição tem o intuito de educar a população quanto à importância do patrimônio histórico e cultural. Além da equipe da Unisc, conta com a colaboração da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Pinacoteca Unisc, Instituto Goethe e Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre. A mostra também se insere no contexto das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Sul do Brasil.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.