Exposição Roman en Cena começou em junho e faz um resgate da trajetória do artista
As exposições Roman em Cena e Caleidoscópio, disponíveis na Casa das Artes Regina Simonis, serão apresentadas de uma maneira diferente e especial ao público. Nesta sexta-feira, 26, ocorrerá uma visita guiada pelas mostras, com a participação do curador e pesquisador de Roman em Cena, Alex Brino, e do curador de Caleidoscópio e coordenador da Pinacoteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ronaldo Wink.
Além disso, a iniciativa vai contar com a presença de uma tradutora intérprete de Libras, Neoli Gabe, que fará a tradução para a comunidade surda. Será a primeira vez que a Associação Pró-Cultura oferece uma visita guiada com a presença dos curadores e de uma intérprete. Tornando o momento ainda mais especial, a ação foi pensada para ser realizada no Dia Nacional dos Surdos, marcado em 26 de setembro.
LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo pode sediar filmagens com a participação do ator Thiago Lacerda
Publicidade
Para Neoli Gabe, a possibilidade de inclusão da comunidade surda é algo muito positivo. Assim como os ouvintes têm a possibilidade de ver, entender e se comunicar dentro de uma casa de arte, a comunicação pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) abre caminho para os surdos, conforme a tradutora. “É algo grandioso, aos poucos eles vão percebendo que o direito deles está garantido, o que é fundamental”, ressalta.
Segundo a presidente da Pró-Cultura, Carolina Knies, a visita com interpretação em Libras reafirma o compromisso da associação de tornar a arte acessível para todos os públicos, além de ampliar o alcance das exposições. “Democratiza o espaço da Casa das Artes e cumpre o compromisso da Pró-Cultura em fomentar a cultura”, salienta.
A partir dessa iniciativa, Carolina deseja que o público sinta que a arte é um espaço de encontro, onde cada pessoa pode se reconhecer, emocionar e ampliar seus conhecimentos. Para ela, a atividade “simboliza um convite ao diálogo e a aproximação entre diferentes formas de percepção do mundo.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Show comemora 15 anos da Avalanche Rock e 9 anos da The Tex Three neste sábado
Com início marcado para as 17 horas, a visita guiada terá duração máxima de 1h30. Será aberta para todos os públicos, sem número limite de participantes e com entrada gratuita. Para mais informações, o contato com a Associação Pró-Cultura pode ser feito pelo telefone (51) 98923 7808.
Segundo Alex Brino, a exposição Roman em Cena tem como proposta redescobrir a trajetória de Roman Riesch, artista de grande relevância para a cultura germânica na Alemanha e na América do Sul. Além de atuar nos principais teatros da Argentina, Chile e Brasil, o artista circulava pelo interior dos países e acumulava diferentes funções, como escolher e dirigir as peças, montar os elencos, criar cenários e organizar as turnês.
Publicidade
A mostra foi estruturada para revelar esses dois universos de atuação, apresentando de um lado o ator e de outro, o pintor. Para isso, a exposição conta com fotografias, cenários originais, pinturas, roteiros e objetos pessoais. Conforme Brino, para o público, a visita guiada deve proporcionar uma imersão na vida e na obra de Roman, com destaque para o painel de fotos dele em cena e para uma pintura que retrata sua terra natal.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe recital gratuito de canções folclóricas alemãs nesta quinta-feira
Inicialmente composta por 20 obras, Caleidoscópio foi acrescida de outras 11 para ser exposta na Casa das Artes Regina Simonis. O conjunto conta com criações de nomes como Iberê Camargo, Leopoldo Gotuzzo e Vasco Prado, ao lado de talentos locais. Ronaldo Wink afirma que, a partir da exposição, a Pinacoteca da Unisc quer destacar o acervo de grande valor que está sendo formado com a colaboração da comunidade.
Publicidade
Para o curador, não é necessário entender de arte, mas é possível gostar e frequentar lugares que expõem obras. Em razão disso, Wink acredita que uma visita guiada é uma oportunidade de mostrar aos visitantes detalhes das obras que por muitas vezes passam despercebidos. “Embora cada um tenha uma interpretação, uma visita guiada sempre nos esclarece mais e nos dá mais possibilidades”, salienta.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.