ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Família protesta contra negligência em atendimento médico em Santa Cruz

ads3

ads4

A família de Dorvalina Jurema Alves, de 62 anos, realizou um protesto nesta terça-feira, 30, em frente à Estratégia Saúde da Família do Bairro Margarida (ESF), na Rua Lothário Heuser, em Santa Cruz do Sul. A mulher está internada em estado grave na UTI do Hospital de Caridade e Beneficência, de Cachoeira do Sul, desde a última quinta-feira, com um dreno no cérebro por conta de um aneurisma.

“Minha tia está entre a vida e a morte. O que complicou o caso dela foi a demora no atendimento. Ela estava com sangue no cérebro desde quinta-feira. Se uma tomografia tivesse sido feita no sábado, o estado dela não teria se agravado”, afirma a técnica em enfermagem, Márcia Wermuth, sobrinha de Dorvalina. A situação foi publicada na última sexta-feira pelo Portal Gaz, com um relato da filha, Jamile Teixeira.

ads6 Advertising

Publicidade

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

“Tomamos conhecimento do caso pelas redes sociais na noite da última quinta-feira. Determinei aos funcionários da Secretaria de Saúde a abertura de um processo administrativo para apurar os fatos, o que foi feito na manhã de sexta-feira. Na tarde de sexta-feira, estive no ESF Margarida ouvindo os funcionários e buscando entender o que aconteceu. Nossa prioridade é e sempre será garantir o atendimento digno a quem precisa. Confio nos nossos servidores. Eles atendem diariamente 1,3 mil pessoas. São aproximadamente 33 mil por mês. E cada um desses atendimentos importa. Vamos apurar com rigor esse caso, identificar as possíveis falhas e corrigir o procedimento. Mas antes de julgar ou apontar culpados, é preciso averiguar tudo. Estamos muito preocupados com a situação porque envolve uma vida em risco, por isso posso garantir que haverá rigor na investigação do caso. Também solicitei informações aos hospitais Santa Cruz (Pronto Atendimento-PA) e Ana Nery (UPA) sobre os atendimentos da paciente nas unidades de saúde. Estamos fazendo todos os esforços para garantir o atendimento adequado, mas sabemos das fragilidades. Por isso muitas medidas já foram adotadas como Portas Abertas e expansão de horários em algumas Unidades de Saúde. Há projetos tramitando na Câmara de Vereadores para serem aprovados, como por exemplo, incentivo para residência médica em Saúde da Família e processo seletivo para contratação de médicos”, Régis de Oliveira Júnior, secretário municipal de Saúde.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta