Durante esta terça-feira, 24, a Prefeitura de Venâncio Aires recebeu a visita da diretoria do Frigorífico Breunig. Localizado em Cerro dos Bois, a família Santos conta com 15 funcionários e projeta investir em infraestrutura do seu matadouro, que atualmente abate, em média, 20 cabeças de gado e 20 cabeças de porco por semana. Por enquanto, a carne é vendida em açougue próprio no bairro Santa Tecla, porém a intenção é expandir o negócio em nível municipal e estadual. Para isso, o proprietário Orlando dos Santos e os filhos Fernando e Silvio mantiveram contato com o prefeito Airton Artus, secretário de Agricultura, Hélio Lawall, secretário de Governo, Tiago Quintana e o vereador líder de Governo, Gerson Ruppenthal, com o objetivo de buscar orientações para produzir um projeto de ampliação que atende as exigências sanitárias.
Para o prefeito, a família Santos é mais um exemplo no sentido de fortalecer a criação de um polo local de proteína animal. A Administração Municipal se prontificou em agilizar no licenciamento e auxiliar nos investimentos da estrutura a fim de fomentar cada vez mais a agricultura. Sede de importantes frigoríficos e com vocação agrícola para a criação de gado, suínos, aves e peixes, Venâncio Aires é o segundo município gaúcho no número diário de abates de gado, com faturamento anual que ultrapassa R$ 270 milhões.
A Prefeitura, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), projeta a criação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) na área da proteína animal e também a instalação de um curso de medicina veterinária no campus local da universidade.
Publicidade
This website uses cookies.