Oktoberfest

Família viaja 230 quilômetros para acompanhar desfile da Oktoberfest de Santa Cruz

Um dos momentos mais aguardados da Festa da Alegria, o primeiro desfile temático da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, realizado na manhã desse domingo, 19, não reuniu apenas moradores do Vale do Rio Pardo. O técnico de telecomunicações Marcos Bartz, de 36 anos, veio com a esposa Simone Mota, 37, e a filha Brianna, de 2 anos e 8 meses, de Canguçu, localizada a 230 quilômetros de Santa Cruz.

A família chegou ainda na sexta-feira. É o segundo ano consecutivo que os Bartz vêm para a Oktoberfest. “É muito especial, Santa Cruz é uma terra sensacional, com pessoas muito humildes. E o desfile é diferenciado, tudo é muito bom”, afirmou Marcos. 

ASSISTA: VÍDEO: veja como foi o primeiro desfile temático da 40ª Oktoberfest

Publicidade

Além dos visitantes de longe, o público local também marcou presença em peso e chegou cedo para garantir a melhor visão das alegorias. O relógio marcava 8h15 quando Rosane Martinez, de 58 anos, e o marido Sérgio Martinez, de 61, chegaram à Rua Marechal Floriano. Na esquina com a Borges de Medeiros, abriram as cadeiras de praia em um ponto privilegiado para assistir ao desfile temático.

Moradores de Boa Vista, interior do município, o casal tem como tradição chegar cedo, preparar um chimarrão e esperar a descida dos carros alegóricos e dos festeiros. A sensação é de estarem em um camarote, da qual podem desfrutar de um dos momentos mais aguardados da Festa da Alegria. “Estou com a impressão que será uma das maiores e melhores”, afirmou a professora.

Sérgio e Rosane chegaram cedo na Marechal Floriano para garantir um bom lugar | Foto: Julian Kober

LEIA MAIS: Primeiro desfile temático da 40ª Oktoberfest reuniu mais de 30 mil pessoas

Publicidade

De acordo com a comissão organizadora da festa, 30 mil pessoas estiveram no coração do município para o desfile. A atração contou com cerca de 5,6 mil figurantes, dez carros alegóricos – que homenagearam os 40 anos da festa – e a participação de empresas e entidades. 

Com um clima ameno e uma manhã ensolarada, o público assistiu a um espetáculo marcante. Depois da apresentação da comissão de frente, com bailarinos do Jef’s Studio de Dança, seguidos pela comissão organizadora e a Fubica do Fritz – na qual estava o prefeito Sérgio Moraes e a primeira-dama Fátima Alves da Silva –, a família Fritz apareceu em seu carro alegórico, fazendo o Túnel Verde vibrar de alegria.

Depois do cancelamento na primeira semana, milhares de pessoas foram marcar presença no tão aguardado desfile | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS: FOTOS: “Um espetáculo”, diz Sérgio Moraes sobre desfile temático da 40ª Oktoberfest

Publicidade

Na sequência, veio a turma da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Entre os atendidos pela entidade estava Patrick da Silva, de 43 anos, acompanhado da mãe, a costureira Adriane da Silva, 57. “Gostei muito de participar, obrigado a todos que vieram. A vida é muito boa”, disse Patrick.

Para Adriane, a presença da entidade, sobretudo no início do evento, é um incentivo à inclusão. “Mostra mais uma vez que eles podem estar em todos lugares e podem se divertir.”

Como incentivo à inclusão, turma da Apae marcou presença no início da parada
Patrick desfilou ao lado da mãe Adriane

O desfile, com a direção artística de Sérgio Ávila e coordenação técnica de Vilmar Backes, seguiu até a Vila Típica, no interior do Parque da Oktoberfest, na qual mais pessoas aguardavam a chegada das alegorias. A dispersão ocorreu perto do Ginásio Poliesportivo. O próximo desfile já tem data: será na noite de sexta-feira, 24, último fim de semana da festa. Inicialmente previsto para o dia 12, foi transferido por causa do clima.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Feirantes comemoram aumento nas vendas na Oktoberfest e esperam resultado 30% maior que em 2024

“Sensacional”

Após descer da Fubica do Fritz, o prefeito Sérgio Moraes parabenizou a comunidade pelo desfile. “Foi sensacional. A população compareceu em peso, o que significa que está entendendo o momento diferente da festa”, afirmou.

Moraes também enalteceu o trabalho da Gazeta Grupo de Comunicações pelo apoio à Festa da Alegria. “A Gazeta leva as imagens e as notícias para toda a região e todo o Estado. Muito obrigado a vocês”, disse.

Publicidade

O prefeito também saudou os jovens que marcaram presença com trajes típicos da cultura germânica. Para o líder do Executivo, o gesto simboliza que as novas gerações vão manter vivas as tradições do município.

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.