Regional

Famílias atingidas por enchente recebem novas moradias em Encruzilhada do Sul

Um total de 12 famílias – a maioria ribeirinhas e que viviam em áreas de risco – de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, foram beneficiadas com novas moradias através do programa Casa Assistida, da Caixa, com recursos do governo federal. A maioria delas havia sido diretamente impactada pelo temporal de 17 de junho, quando o Arroio Lava Pés transbordou e invadiu residências. Os contemplados, que estavam abrigados em casas de parentes, receberam R$ 200 mil cada para a compra de um imóvel seguro.

Até o momento, oito casas já foram entregues, e a expectativa da prefeitura é de que todas as famílias estejam com suas novas residências até o final deste mês. A medida representa não apenas a reconstrução material, mas também a possibilidade de recomeço para famílias que perderam tudo com a enchente.

LEIA TAMBÉM: Fortes chuvas em Encruzilhada do Sul deixam rastro de destruição

Publicidade

O prefeito de Encruzilhada do Sul, Benito Paschoal, destacou a importância da iniciativa. “Essa ação mudou a vida dessas pessoas, que tinham perdido tudo na enchente. Hoje, elas podem reconstruir suas histórias com dignidade e segurança”, afirmou.

Outras iniciativas

O prefeito Benito Paschoal também assinou termo de cooperação que garante a construção de 50 casas populares por meio do Programa A Casa é Sua – Calamidades, iniciativa do Governo do Estado. A administração municipal também está alinhando, junto à Caixa e ao Governo do Estado, projetos para a construção de mais 71 residências através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), ampliando assim os investimentos em moradia popular no município. Os investimentos nos dois projetos superam os R$ 15 milhões. 

LEIA TAMBÉM: Encruzilhada do Sul recebe reforço para a saúde bucal

Publicidade

Segundo o prefeito, o momento marca mais um passo fundamental para transformar projetos em realidade. “Estamos garantindo dignidade e esperança às famílias encruzilhadenses”, destacou. Além do programa habitacional, a administração municipal tem atuado de forma coordenada no atendimento às famílias atingidas pelos temporais, com o envolvimento direto das secretarias municipais, da Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros. Nos últimos temporais enfrentados pelo município, o trabalho conjunto garantiu acolhimento imediato aos necessitados, suporte logístico, além de reconstrução da infraestrutura atingida.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.