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Felipe Massa revela preocupação com efeitos do calor excessivo para o GP da Malásia

Depois do quarto posto conquistado na Austrália, na abertura da temporada 2015 há quase duas semanas, Felipe Massa desembarca agora na Malásia para a segunda etapa do campeonato pensando no clima quente e úmido de Sepang. E o brasileiro já manifestou preocupação em como minimizar os efeitos das altas temperaturas no desempenho do carro. 

“A Malásia é sempre muito quente e úmida, por isso é uma etapa fisicamente difícil para os pilotos”, afirmou o piloto. “O carro também enfrenta esse desafio, porque o calor desempenha um papel decisivo, portanto é preciso trabalhar bem com os sistemas de arrefecimento”, completou o piloto da Williams.

O clima tipicamente tropical também foi lembrando por Massa, especialmente com relação às chuvas. “A chuva é um problema, uma vez que sempre chove no momento da corrida, mas estamos preparados para isso também”, disse. “Eu tenho treinado muito duro no calor e me preparado bem para essa corrida, inclusive do ponto de vista cardíaco, que é sempre importante”, encerrou Felipe.

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Chefe de performance diz que Williams é capaz de evoluir até mais que rivais

A Williams se disse totalmente confiante de que terá de condições de desenvolver seu carro ao longo da temporada tão bem quanto suas rivais e se manter na ponta de cima da tabela consistentemente, apesar de ter perdido o terceiro posto para a Ferrari na Austrália, na abertura do campeonato, há duas semanas.

A equipe inglesa mostrou grande evolução em 2014, especialmente na segunda metade do ano, quando esteve regularmente próxima da Mercedes. Em Melbourne, entretanto, apesar do terceiro lugar do grid, Sebastian Vettel soube usar da estratégia e de um ritmo muito forte para superar Felipe Massa e ir ao pódio.

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Chefe de performance, Rob Smedley, entretanto, minimizou o episódio e afirmou que a Williams tem mais potencial para ganhar terreno. “O que vejo é uma enorme mudança de mentalidade na Williams nesses 12 meses”, afirmou o engenheiro aos jornalistas ainda na Austrália.

“Agora, o time acredita que pode evoluir tanto ou mais que as rivais. O pessoal no túnel de vento está fazendo um trabalho fantástico com a quantidade de informações que coloca no carro, além dos caras do projeto mecânico, que também estão trabalhando muito sério”, explicou. “Mais uma vez, temos um carro seguro, confiável e bem equilibrado e que continuamos desenvolvendo. Nós vamos chegar lá, não tenho dúvidas disso”, acrescentou o inglês.

Smedley acredita ainda que Melbourne foi um caso isolado e espera um desempenho mais forte da equipe britânica em Sepang. “Precisamos ir para os circuitos que exigem alta downforce para ter uma imagem mais clara”, explicou. “Penso que tivemos um começo razoável. Sabemos os nossos pontos fortes e agora acho que poderemos usá-los melhor na Malásia, uma pista que se adapta melhor ao nosso carro”, finalizou o chefe.

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João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

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