Regional

Fenachim celebra tradições, família e superação; veja programação desta sexta-feira

A festa que reúne amigos tem sabor de tradição.” Como diz a estrofe da música-tema, a Festa Nacional do Chimarrão começou com o pé direito. Ou melhor, com a mão direita, que estendeu o chimarrão passado entre as pessoas. Esse foi o gesto dessa quinta-feira, 1º, acompanhado de sorrisos e alegria por todos os lados no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires, quando ocorreu a abertura da 17ª edição da festa. 

Famílias, amigos e visitantes de diversos lugares do Estado prestigiaram o primeiro dia da Fenachim, quando também houve solenidade de abertura, que contou com diversas autoridades federais, estaduais e regionais – entre elas, o governador Eduardo Leite. Os discursos enalteceram a retomada do evento, que foi cancelado em 2024 exatamente no dia 1º de maio, quando tudo estava preparado e teve que parar em razão da enchente que assolou o Estado.

LEIA MAIS: Fenachim marca retomada e reforça a resiliência do povo do Rio Grande do Sul

Publicidade

O presidente da 17ª edição, Vilmar de Oliveira, enfatizou que a Fenachim deste ano traz a simbologia da resiliência e gratidão, após a catástrofe climática de 2024. “As adversidades nos obrigaram a cancelar a festa no ano passado, quando o momento era de união e solidariedade. Por isso, nesta edição também precisamos destacar a esperança, o voluntariado e a força do povo que está unido pelo futuro.” 

Avanços ao longo dos anos

O deputado estadual e ex-prefeito de Venâncio, Airton Artus, lembrou da criação do Parque do Chimarrão e da Fenachim pelo então prefeito Almedo Dettenborn em 1986. E reconheceu os chefes do Executivo subsequentes que, a cada edição, têm melhorado a festa que, segundo ele, é do povo.

O prefeito de Venâncio, Jarbas da Rosa, na mesma linha, evidenciou os avanços do município ao longo dos anos. “Venâncio completa 134 anos de trabalho, dedicação e resiliência. E isso tem sido a marca do último ano no Estado. Por isso, nesta oportunidade, agradeço ao governo estadual por todas as parcerias em projetos para Venâncio.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mais de 4 mil ingressos já foram vendidos para os shows nacionais da Fenachim

O governador Eduardo Leite reforçou a retomada e a recuperação do Estado a partir da união e força dos gaúchos. “Ser governador do Rio Grande do Sul me envaidece, porque este Estado ajuda a desenvolver o País. Ao longo dos últimos seis anos em que fui governador, enfrentamos uma crise fiscal, pandemia, enchentes, estiagens, entre tantos outros problemas. E cada desafio nos deu mais força, capacidade e sabedoria. Eles não enfraquecem o Estado, o gaúcho sempre sai mais forte e corajoso. Ele é forjado na luta”, disse Leite. 

Clima ameno foi propício para ida ao parque

Junto com o esposo Leandro Paulo Rabuske e o filho Vicente Lehmen Rabuske, a analista administrativa Tatiani Beatriz Lehmen, 41 anos, aprovou os atrativos da 17ª edição. Segundo ela, o dia estava propício para o passeio em família.

Publicidade

Tatiani, Leandro e o filho Vicente aproveitaram o feriado e o dia ensolarado no parque

“Aproveitamos o feriado para vir passear, junto com o Vicente, que vem pela primeira vez à Fenachim. Gostamos muito da festa, a cada edição sempre tem algum atrativo a mais, alguma novidade. E o dia está lindo, com um belo sol, perfeito para tomar um chimarrão”, disse Tatiani. Acrescentou que o chimarrão é companheiro diário na rotina da família e também no trabalho.

Galpão Pedro Schwengber

Após a solenidade oficial de abertura da 17a Fenachim, as autoridades realizaram o ato inaugural do Galpão Pedro José Schwengber. O espaço abrigará a Escola do Chimarrão, que Schwengber fundou e presidiu por mais de 20 anos. Contará com o desenvolvimento e apresentação de projetos ligados à cultura do chimarrão e iniciativas de escolas,entidades e propagadores da cultura. Pedrão, como era conhecido, faleceu em 2023, deixando um legado de difusor mundo afora da bebida símbolo do gaúcho.

Veja programação desta sexta

  • 14 horas – Abertura oficial do Pavilhão Agropecuário Sicredi
  • 15 horas – Encontro da União dos Vereadores do Estado (auditório)
  • 18 horas – Sovaco de Cobra (Palco Gastronômico)
  • 18 horas – Grupo Tagarrado (Lonão)
  • 19 horas – Torneio de Canastra, Poker e Sinuca (Palco Super Lenz)
  • 19h30 – Marcello Caminha (Palco Gastronômico)
  • 20h30 – Acústicos e Valvulados (Lonão)
  • 23 horas – Banda Barbarella (Lonão)

Com uma intensa programação cultural, artística, comercial e de lazer, a 17ª Fenachim ocorrerá até este domingo a 4, e na próxima semana, de 7 a 11 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. O ingresso para acessar o parque custa R$ 20,00, exceto no domingo, 11, quando a entrada é gratuita até as 15 horas. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pavilhão Agropecuário valoriza o setor rural na 17ª Fenachim com mais de 30 espaços

Neste fim de semana, ocorrem as primeiras apresentações nacionais da festa deste ano. Nesta sábado, 3, à noite sobem ao palco no Ginásio Poliesportivo a dupla sertaneja Diego e Víctor Hugo e o cantor de rap Livinho. No domingo, 4, será a vez da cantora gospel Thaiane Seghetto se apresentar no Palco Gastronômico. Na próxima semana, no sábado, 10, o grupo de samba e pagode Raça Negra apresentará os sucessos dos 40 anos de carreira, no Poliesportivo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.