Com o domingo ensolarado e sem chuva, visitantes aproveitaram as atrações do evento, como os passeios oferecidos para crianças
O domingo de sol e frio ameno foi um convite para que moradores de Candelária e de municípios da região prestigiassem a 13ª edição da Festa da Colônia, realizada no Parque Itamar Vezentini. O evento, que começou na sexta, 4, e encerra nesta segunda-feira, 7, conta com uma programação variada, incluindo feiras de artesanato e agroindústrias, praça de alimentação, exposições, brinquedos para crianças e atividades mais radicais, como escalada e tirolesa.
Assim como outras centenas de pessoas, os candelarienses Beatriz Jung, de 30 anos, e Luciano Ivan Zuhl, 31, visitaram a festa na tarde do domingo, acompanhados do filho de 4 meses, Bento Jung Zuhl. O casal elogiou a organização e a diversidade de atrações. “Achei bem completa a agricultura familiar. E o fato de não pagar a entrada também é algo bom, se torna convidativo”, destacou a fisioterapeuta. Luciano também aprovou a logística. “Está mais organizado”, disse.
ASSISTA: AO VIVO: Rádio Gazeta transmite programa direto da Festa da Colônia em Candelária
Publicidade
O pavilhão da agricultura familiar era um dos destaques em razão da procura. No local, Dionatan Tavares, 36, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, comercializava produtos da Loja Agricultura Familiar, inaugurada recentemente, que reúne itens coloniais e artesanais de todo o Rio Grande do Sul.
Segundo ele, os destaques até então eram os variados tipos de queijo e o suco natural, vendido para consumo imediato. “O movimento está muito bom. A feira sempre atrai um grande público para o município”, comentou. Tavares também elogiou a escolha do local, afirmando que levar a feira para o Parque Municipal aumentou o espaço para expositores e para estacionamento, favorecendo os visitantes e os trabalhadores.
Já Lisane Bruismann, 50, representante da Agroindústria Estrelat, viajou mais de 100 quilômetros desde Estrela para participar pela primeira vez do evento, vendendo embutidos e doce de leite. “A organização está fantástica, tudo muito bonito”, relatou. Acostumada a participar de outras feiras na região, Lisane destacou a receptividade do público e afirmou que pretende voltar em próximas edições.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Feira 4Black evidencia a cultura negra na Praça da Cultura
A primeira-dama de Candelária e secretária de Turismo, Cultura e Cidadania, Cleonice de Medeiros, atribuiu o bom público ao clima favorável, com sol e frio moderado desde sexta. Para ela, eventos como o que está sendo realizado ajudam a promover a comercialização de produtos coloniais. “Buscamos incentivar a produção das nossas agroindústrias, mas também abrimos espaço para produtores de outros municípios”, afirmou.
Nesta segunda, Candelária celebra seus 100 anos. Para marcar a data, a 13ª Festa da Colônia – promovida pela Prefeitura de Candelária – 100 anos e Associação Candelariense de Juventude Rural (Acanjur) – promoverá uma mateada com a distribuição de 100 cucas para os visitantes. O encerramento do evento terá animação da banda Indústria Musical.
Publicidade
Segundo Cleonice, o feriado municipal costumava ser celebrado em 25 de julho, mas foi transferido para o dia 7 de julho, data oficial de emancipação do município. “Especialmente pelo centenário, resolvemos fazer uma comemoração diferente. Daqui pra frente, o feriado sempre será em 7 de julho”, ressaltou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.