A Festa em Honra à Nossa Senhora dos Navegantes, a Padroeira de Sobradinho, será realizada no dia 31 de janeiro, no Parque da Fejão. Antes da data, durante todo o mês serão realizadas missas nas comunidades com a visita da Santa. Haverá, também, Novena Móvel nos Bairros e na Matriz. Já no dia 30, sábado, será realizada a venda de cucas, bolachas, tortas e galinhas assadas no Salão Paroquial.
No dia da festa, este ano em janeiro, às 8h30 ocorre início da Procissão Motorizada da Igreja Matriz até o Parque da Fejão. Haverá bênção dos veículos e entrega de lembrancinhas da festa. No ginásio tem acolhida das comunidades com seus estandartes, autoridades, festeiros e afins. Na missa, presidida pelo bispo Dom Remídio Bohn, haverá a participação de Padres, Diáconos e Seminaristas.
Durante a tarde, depois do almoço que será servido no local, haverá Bênção da Saúde (garganta, sal e objetos), com animação do Emaús. Serão realizados, inclusive, festejos populares.
Publicidade
75 anos
Em 2016, a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes completa 75 anos. Antes de 1901, visitava a região de Sobradinho, com longos intervalos, o Pe. Caetano Ferrari, Vigário da freguesia de Soledade. Em 1901, a comissão de Terras, fundava a colônia de Sobradinho. Em 1902, Pe. Guilherme Muller, Vigário da freguesia de Candelária rezou a primeira missa em Arroio Bonito. Continuou, espaçadamente, a visitar a região, nas casas das famílias Urbano e Humberto Dei Svaldi. As famílias Zago, Dei Svaldi, Roso, Maraschim Antônio, Wietzke e outras, reuniram-se e organizaram uma coleta para adquirirem fundos para comprar a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, escolhidas pelos mesmos moradores por devoção e para implorar proteção contra às enchentes, tendo em vista que naqueles locais os rios se juntavam e alagavam, fazendo com que os moradores corressem sérios riscos.
Publicidade
A imagem foi encomendada diretamente de Porto Alegre, e supõe-se que tenha sido transportada via fluvial até Cachoeira do Sul. Para Sobradinho, veio de carroça de burros, por ser o transporte da época. A imagem ficou na residência da viúva Dei Svaldi, pois não havia capela na localidade. Ali eram realizadas as celebrações religiosas pelo Pe. Augustinho, Redentorista de cachoeira do Sul. A referida imagem acabou dando nome e origem à Paróquia. Com a instalação da Paróquia de São Paulo, em Vila São Paulo, hoje Ibarama, em 20 de novembro de 1925, a capela Nossa Senhora dos Navegantes passou a pertencer à Paróquia São Paulo, até que fosse instituída em Sobradinho. Em 1925, um grupo de pessoas, lideradas pelo carpinteiro José Garibaldino Maraschim, decidiu construir uma capela de madeira no terreno doado pelo estado, junto à Praça 3 de Dezembro.
A capela foi inaugurada em dois de fevereiro de 1926. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi levada da Baixada até a Capela em procissão. na primeira Missa, celebrada pelo Pe. Guilherme Muller, foi benta a capela, a imagem e o sino de aço importado da Alemanha, por intermédio da firma Bromberg S.A.
Publicidade
This website uses cookies.