ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Festa em Sinimbu

Muitas famílias guardam belas fotografias que registram o passado de Santa Cruz do Sul. A coluna de hoje é ilustrada por uma imagem captada em 1907, na festa que comemorou os 50 anos da chegada do primeiro colonizador imigrante em Sinimbu.

A foto foi preservada pela família de Nelcinda Schmidt e nos foi encaminhada pelo leitor Luciano Schmidt. Em uma ampliação da imagem, é possível confirmar as datas 1857-1907 e a inscrição em língua alemã: “Ein Herzliches Willkomenn Allan” (afetuosas boas vindas a todos).

ads6 Advertising

Publicidade

As primeiras famílias de imigrantes chegadas em Sinimbu são Backes, Henn, Dorfey, Bender, Thomé, Weigel e Schwendler. Os imigrantes que vieram nesta época precisavam comprar as terras, que pertenciam ao Estado. A aquisição era feita através da Inspetoria de Terras, cujo chefe na região era Carlos Trein Filho.


Visconde de Sinimbu

A origem do nome do município é uma homenagem ao político pernambucano João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu (o Visconde de Sinimbu), que foi o presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1852 a 1859). Foi ele quem determinou a colonização das linhas Sinimbu, São João da Serra, Dona Josefa e Andréas.

Publicidade

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta