Cultura e Lazer

Festival de Bandas e fanfarras celebra a música em Rio Pardo

Um show de talento, disciplina e boa música. A Prefeitura de Rio Pardo realizou nesse domingo, 30, o Festival de Bandas Marciais e Fanfarras, evento já tradicional na Cidade Histórica. Doze bandas de Rio Pardo e municípios convidados se apresentaram para o público que prestigiou a atração na Praça da Matriz.

A programação foi aberta por volta das 14 horas com a Banda Marcial Mirim da Escola Rio Pardo (Rio Pardo). Em seguida vieram as bandas Municipal Rodrigues Alves (Santa Margarida do Sul), Marcial Biágio Soares Tarantino (Rio Pardo), Marcial Amaral Lisboa (Rio Pardo), Municipal de Pantano Grande, Municipal de Westfália, WAM (Bagé), Marcial Fortaleza (Rio Pardo), Marcial Cristovão de Mendonça, Municipal de Estrela Velha, IMBA (Bagé) e Marcial da Escola Rio Pardo. Após as apresentações, que tiveram 30 minutos cada, todos os participantes receberam troféu entregue pela Prefeitura.

LEIA MAIS: Milton Lauer será o presidente da 18ª Fenachim; conheça as comissões organizadoras

Publicidade

Instrutor da Banda Municipal Rodrigues Alves, de Santa Margarida do Sul, Ruan Pereira ressaltou que o projeto é realizado pela Prefeitura em parceria com a escola há dez anos. Atualmente, conta com 35 integrantes. “Disponibilizamos as aulas de música para os alunos como uma oportunidade extracurricular para que possam aproveitar e sair um pouco do celular e do mau caminho das ruas”, explicou. A banda foi remontada neste ano para voltar a participar de festivais e concursos, com o objetivo de representar o município de Santa Margarida do Sul, de aproximadamente 3 mil habitantes.

Luan Oliveira, de 23 anos, é instrumentista de clarinete e integra a Banda Marcial Biágio Soares Tarantino e a Banda Marcial da Escola Rio Pardo, ambas de Rio Pardo. Disse que a música salvou a sua vida. “É um hobby onde consigo me expressar bem, ficar tranquilo e fazer novas amizades. Eu tinha problema de ansiedade e depressão e a música me salvou.” A sua família é formada por vários músicos. “ A música é minha vida, é muito bom estar aqui.”

Luan: “Música me salvou da depressão”

LEIA MAIS: Plenária no dia 7 marca a retomada do Conselho de Terreiros

Publicidade

A secretária municipal de Turismo e Cultura, Tatiana Bonato, salientou que o festival foi um grande espetáculo, com quatro bandas de Rio Pardo e oito convidadas. “Rio Pardo é uma cidade que tem a cultura da banda marcial e, com essa expressiva presença de público, o festival se tornou um grande sucesso.” Ela agradeceu às bandas pela participação e realização do evento.

Tatiana exaltou o sucesso do festival

Em família

As bandas e fanfarras também cairam no gosto do público e se transformaram em um programa de família no domingo. O casal Adair Pereira de Barros, 61 anos, e Ana Luisa Pires, 56, moradores de Rio Pardo, foi acompanhar a neta Isadora, que se apresentou na Banda Marcial Mirim da Escola Rio Pardo. “Viemos prestigiar a neta e achamos muito legal”, disse Adair. Ana destacou que a atividade envolve a comunidade. “Eu gosto muito de assistir”.

Adair e Ana viram a apresentação de Isadora

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Tiago Garcia

Share
Published by
Tiago Garcia

This website uses cookies.