Festival Santa Cruz de Cinema: relembre os vencedores na categoria “Melhor Filme”
Festival Santa Cruz de Cinema
Em poucos dias será conhecido o grande vencedor do 6º Festival Santa Cruz de Cinema. O evento acontece entre esta terça-feira, 24, e sexta, 27, com oficinas, mostra competitiva nacional e uma mostra local (Olhares Daqui). O festival já integra o calendário dos santa-cruzenses desde 2018, quando a primeira edição foi realizada.
Neste ano, são 18 obras concorrendo em 13 categorias, sendo a principal de “Melhor Filme”. Concorrem curtas-metragens de Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rondônia e Espírito Santo, além, é claro, do Rio Grande do Sul (veja a lista completa abaixo).
Publicidade
Nas edições anteriores do festival, a lista de ganhadores na categoria “Melhor Filme” também se espalha entre os estados brasileiros. Em 2018, a obra ganhadora do Rio de Janeiro; em 2019, de Pernambuco; o vencedor de 2020 foi de São Paulo; Pernambuco novamente venceu em 2021; e, em 2022, o melhor filme ficou com Minas Gerais.
2020 – Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira (SP)
2021 – Inabitável, de Enock Carvalho e Matheus Farias (PE)
2022 – Serrão, de Marcelo Lin (MG)
O vestido de Myriam (2018)
Nova Iorque (2019)
Perifericu (2020)
Inabitável (2021)
Serrão (2022)
Filmes selecionados para a Mostra Nacional em 2023:
A última vez que ouvi Deus chorar, de Marco Antonio (MG)
A velhice ilumina o vento, de Juliana Segóvia (MT)
Buscapé, de Fred Luz (RS)
Carcinização, de Denis Souza (RS)
Chove lá fora, de Mirela Kruel (RS)
Coletânea de histórias extremamente curtas, de Pedro Villaça (SP)
Deixa, de Mariana Jaspe (RJ)
Deus não deixa, de Marçal Vianna (RJ)
Dinho, de Leo Tabosa (PE)
Ela mora logo ali, de Rafael Rogante e Fabiano Barros (RO)
Ernesto, de Fernanda Roque (MG)
Marreta, de André Fidalgo (SP)
Noturna, de Gabriela Poester (RS)
Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli (RS)
Rasgão, de Victor di Marco e Márcio Picoli (RS)
Remendo, de Roger Ghil (ES)
Sabão Líquido, de Fernanda Reis e Gabriel Faccini (RS)
Travessia, de Gabriel Lima (RJ)
Saiba mais
O Festival Santa Cruz de Cinema é realizado por Sesc – Unidade Fecomércio, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes. O evento possui Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da JTI, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Corsan, além de contar, nesta edição, com apoio institucional da Locadora Filmes do Bem.
Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.