Esportes

FGF vai promover ações do Protocolo Zero no jogo do Santa Cruz contra o Aimoré

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) irá promover ações de divulgação do “Protocolo Zero: Fim de jogo para o racismo” durante o Campeonato Gaúcho Série A2 2025. As ações do projeto, que conta com o apoio da Odabá – Associação de Afroempreendedorismo e do Observatório Racial do Futebol, ocorrerão em 16 jogos da primeira fase, sendo uma partida por clube mandante. A primeira será na partida entre Santa Cruz x Aimoré, no dia 24 de maio, às 15h30, nos Plátanos.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

As ações do Protocolo Zero contarão com a presença de representantes da FGF, da Odabá e do Observatório Racial do Futebol. Os clubes mandantes foram indicados a convidar um ex-atleta negro para participar das atividades. Os eventos ocorrerão durante o pré-jogo, com a distribuição de brindes e panfletos para os torcedores. Além disso, os atletas e as equipes de arbitragem entrarão em campo com a camiseta do projeto.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz valoriza empate diante do Glória em Vacaria

Protocolo zero

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), com o apoio da Odabá – Associação de Afroempreendedorismo, lançou em 2023 o “Protocolo Zero: Fim de jogo para o racismo”. O projeto se propõe a abordar o racismo individual, institucional e estrutural de maneira abrangente, visando combater todas as formas de racismo no futebol gaúcho e promover uma mudança cultural duradoura.

Desde então, diversas ações de letramento racial foram realizadas para o público interno da FGF; árbitros e assistentes da Ceaf; delegados e fiscais de partidas; e jogadores e comissões técnicas das categorias de base de clubes filiados. Agora, assim como ocorreu durante o Gauchão Superbet 2025, o projeto vai aos estádios para conversar com a comunidade e com os torcedores e convidar todas e todos a se engajarem nessa causa.

Publicidade

Acesse o link para saber mais sobre o Protocolo Zero e conhecer a Cartilha de Letramento Básico por um Futebol Antirracista.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.