Geral

Fiéis celebram a 46ª Romaria de Schoenstatt neste domingo

Um dos principais eventos religiosos do calendário municipal, a Romaria ao Santuário de Schoenstatt ocorrerá neste domingo, 23. Durante o trajeto, com saída em frente à Catedral São João Batista e presença do bispo dom Itacir Brassiani, haverá parada diante do Hospital Santa Cruz, para a bênção aos enfermos e à área da Saúde; na Feira Rural Central, para orar pelos agricultores e à produção agrícola; e na Escola de Educação Infantil Paraíso Infantil, simbolizando bênção à área da Educação.

O coordenador da Romaria, Matheus Swarowsky, há 26 anos na organização, lembra que os romeiros poderão obter a indulgência plenária, pois o então papa Francisco declarou 2025 como o Ano Santo. “É uma oportunidade para se obter o perdão de nossas faltas, desde o início de nossas existências”, explica. Para isso, no entanto, é necessário fazer uma confissão pelo menos sete dias antes ou depois da romaria. A reconciliação, por sinal, poderá ser realizada no próprio domingo, 23, na Catedral, com confissões a partir das 7h30, e no Santuário, a partir das 8 horas.

LEIA MAIS: Enart 2025 começa nesta sexta-feira em Santa Cruz; veja programação

Publicidade

O roteiro

A saída da 46ª Romaria ao Santuário de Schoenstatt ocorre às 8h30, em frente à Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, seguindo pela Rua Marechal Deodoro até alcançar a Fernando Abott. Dali, os romeiros sobem até a esquina com a Rua Rui Barbosa, no bairro Goiás, onde está o templo.

Em seguida haverá a missa campal, com início às 9h30. Em Vera Cruz, os fiéis saem às 7 horas defronte à Paróquia Santa Teresa, no Centro, e seguem pela ERS-409. No local serão entregues sementes crioulas, abençoadas, aos participantes.

LEIA MAIS: Show de Claus e Vanessa é atração em Sinimbu nesta quinta-feira

Publicidade

Para seguir com tranquilidade

Entre as novidades da 46ª edição, a organização irá disponibilizar transporte coletivo à população, com custo de R$ 10,00, ida e volta. Haverá linhas da empresa Sayonara partindo de Monte Alverne e Boa Vista, às 7 horas, e de Linha João Alves, em frente à Comunidade São Francisco Xavier, às 7h30. Já o retorno ocorrerá às 11 horas.

Segundo o coordenador da Romaria, Matheus Swarowsky, a ideia é proporcionar praticidade no deslocamento e minimizar o número de veículos, que pode causar transtornos. A medida poderá atrair mais participantes neste ano, em relação a 2024, quando foram registradas 4 mil pessoas. “Também temos um ônibus de Santa Maria confirmado”, afirma.

Para garantir o conforto e a segurança do grupo, a Romaria irá contar com o apoio da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), serviços de ambulância e Prefeitura de Santa Cruz. Outra recomendação é que os caminhantes levem garrafas de água e cadeiras, quando possível.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.