Categories: Centro-Serra

Figo: alternativa para a saúde e o bolso

A Cabanha Raminelli, na saída para o município de Arroio do Tigre, é um convite às mais variadas sensações. Os sentidos do corpo humano são todos aguçados, da visão ao paladar. Para os visitantes, não há como não sentir o gosto de frutas colhidas no pé, ao estilo da época de infância, quando aqueles “pedaços” do paraíso iam parar na boca das crianças em substituição aos doces. Por lá tem de tudo, desde cabras e coelhos até mais de 10 tipos de árvores frutíferas, destaque para o Figo, um exemplo que as pequenas propriedades rurais podem sim prosperar a despeito de qualquer indicação ao contrário. 

O dono não poderia ser diferente do que construiu. Multifacetado, o professor e empresário Irineu Raminelli nunca ficou no marasmo, tendo buscado sempre inovar. O local já recebeu destaque por inúmeras alternativas de renda e a mais nova “pérola” é a plantação de Figo, uma fruta cuja produção é extremamente pequena na região Centro-Serra. 

Em dois hectares, garante Raminelli, há dez diferentes tipos de árvores frutíferas, entre as quais 180 pés de figo nas variedades Valinhos e Pingo de Mel. Ele estima que sejam colhidos em torno de 2.500 quilos só neste ano. O produto se transforma em chimia, doces e também é vendido in natura. “Tenho um pouco de tudo, pois comercializo na Feira Livre do Produtor Rural em Sobradinho, que ocorre nas quartas e sábados no Complexo Esportivo Cornedo Vicentino”, salienta. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.